Cultura

Diva da música cubana celebra 85 anos com concerto em Oeiras

Omara Portuondo vai atuar hoje (26) nos Jardins Marquês de Pombal, juntamente com o cantor espanhol Diego “El Cigala”, no âmbito do Festival CoolJazz, em Oeiras.

A primeira parte do concerto será garantida com outro encontro em palco entre o músico português Luís Represas e o angolano Paulo Flores, com o espetáculo ‘Mestiço’.

Omara Portuondo e Diego ‘El Cigala’, que já atuaram antes para o público português, regressam agora pela primeira vez juntos, no âmbito de uma digressão que celebra os 85 anos da cantora cubana, que integrou em tempos o coletivo Buena Vista Social Club.

O encontro entre os dois aconteceu no verão passado nos Estados Unidos e “foi de tal forma intenso que sentiram a necessidade de se juntarem num trabalho único de música”, revelou a organização.

thumbs.web.sapo.io

Omara Portuondo é, de acordo com a mesma fonte, “a grande senhora da música cubana”, um estatuto reforçado aquando do lanaçamento, no ano 2000, do álbum a solo The Buena Vista Social Club Presents Omara Portuondo.

Antes do encontro da cubana com o espanhol Diego ‘El Cigala’, o cantor português Luís Represas e o músico angolano Paulo Flores mostrarão o projeto conjunto ‘Mestiço’, com referências musicais a sambas, baladas, rumbas e boleros.

“Luís Represas foi desde cedo muito interessado pela música e prova disso é o facto de ter comprado aos 13 anos a sua primeira guitarra. É em 1976 que funda a banda Trovante, juntamente com João Gil, João Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa, grupo referência da música popular portuguesa do pós 25 de Abril e no qual se manteve como cantor ate ao seu desmembramento”, recorda a organização.

A 13.ª edição de cooljazz termina na quarta-feira, 27, com a atuação de Marisa Monte, que convida a portuguesa Carminho, mas antes disso, na primeira parte, ainda irá atuar Ana Gomes, uma jovem cantora de jazz, ex-elemento da banda Fado in Bossa com o maestro Uriel Varallo.

O cooljazz realizou-se pela primeira vez em 2004 e, até agora, já produziu mais de 130 concertos, para 275.000 espetadores. À última edição assistiram 46.000 espetadores, em sete dias de concertos.