Atualidade

Cristiano Ronaldo puxou dos galões e inspirou colegas para o jogo com o País de Gales

Talvez mais do que nunca, a estrela maior do futebol europeu deu, ao serviço da Seleção Nacional, uma prova inequívoca de que é um líder nato e de que está talhado para envergar a braçadeira de capitão.

Cristiano Ronaldo sofreu a bom sofrer durante as grandes penalidades do jogo entre Portugal e a Polónia, momento no qual equipa das quinas carimbou o passaporte para as meias-finais do Campeonato da Europa, e todas as suas (re)ações ficaram registadas em vídeo.

Numa primeira fase vê-se o craque português a puxar dos galões de capitão de equipa ao “mandar” João Moutinho marcar a grande penalidade que Fernando Santos lhe havia atribuído. O médio do Mónaco surgia reticente em assumir essa responsabilidade, até por más experiências vividas anteriormente na linha dos 11 metros, mas nem pestanejou perante a reprimenda de Cristiano Ronaldo.

Aliás, as palavras do capitão parecem terem tido um efeito positivo em Moutinho, uma vez que o antigo jogador do FC Porto e do Sporting converteu o seu penálti sem qualquer receio.

Antes disso, já CR7 havia feito as redes polacas abanarem, ao marcar o seu penálti. Depois, viveu com intensidade o desenrolar dessa fase de decisões, fosse a incentivar os companheiros, antes e depois de eles apontarem as respetivas grandes penalidades, ou a celebrar a defesa de Rui Patrício e, por fim, o remate certeiro de Quaresma.

Certo é que, numa altura em que Portugal continua sem somar qualquer triunfo nos 90 minutos de cada jogo disputado no Euro2016 – e já lá vão cinco empates… -, Cristiano Ronaldo continua a transmitir muita confiança aos companheiros, numa situação que ganha contornos de grande importância, tendo em vista o jogo das meias-finais da prova, marcado para a próxima quarta-feira, 6 de julho.

Frente ao País de Gales, Ronaldo defrontará o seu companheiro de equipa no Real Madrid, Gareth Bale, mas nesse caso apenas tratará de motivar os seus compatriotas, disponibilizando-se igualmente para ajudar, dentro das quatro linhas, a colocar Portugal na final do Campeonato da Europa.