Atualidade

Celebridades juntam-se em campanha para defender a comunidade negra

A morte recente de vários afro-americanos às mãos da polícia dos Estados Unidos da América tem gerado muita polémica e revolta em vários estados do país, levantando novamente a discussão sobre a violência racial.

Mas não é só nos milhões de anónimos que se nota a revolta.

Depois de Jay-Z ter lançado uma música de apoio à comunidade negra, outros tantos famosos seguiram-lhe o exemplo e, através das redes sociais, têm manifestado o seu desagrado face à ação das forças policiais.

A tomar proporções de grande escala, a Mic juntou uma série de caras conhecidas da música e do espetáculo num vídeo “poderoso” onde são apresentadas as 23 formas nas quais morreram negros na América.

A campanha contou com a participação de Chris Rock, Pink, Bono, Pharrell, Lenny Kravitz, Beyoncé, Rihanna, Alicia Keys, entre outros.

’23 Ways You Could Be Killed If You Are Black in America’ (‘23 Maneiras Como Podes Ser Morto na América Se Fores Negro’, em português) transmite uma clara mensagem de luta contra o preconceito racial.

O objectivo é simples: levar o governo a uma mudança imediata, “pois todos os cidadãos têm o direito de serem felizes, independentemente da sua cor”.

No final fica o apelo para que seja feito o maior número de partilhas possível, acompanhado da hashtag #23ways.