Atualidade

Camionista que matou 84 pessoas em Nice tinha origem Tunisina

Já são conhecidos mais pormenores sobre a identidade do camionista que atropelou mortalmente 84 pessoas, entre as quais 10 crianças, e ainda disparou contra a multidão que assistia ao fogo de artifício das comemorações do 14 de julho, Tomada da Bastilha, em Nice, França.

O homem, que foi morto pela polícia, tinha 31 anos, era natural de Nice mas tinha origem Tunisina. A fotografia do suspeito Mohamed Lahouaiej Bouhlel está já a ser divulgada por vários meios de comunicação social.

Mohamed Lahouij Bouhlel

O presidente francês François Hollande já anunciou que vai prolongar o estado de emergência – que terminava a 26 de julho – por mais três meses. Hollande disse que o “caráter terrorista” do ataque cometido em Nice “não pode ser negado” e expôs o desejo da França reforçar a sua ação no Iraque e na Síria com o envio de 10 mil militares.

O atentado ainda não foi reivindicado mas o Daesh já estará a celebrar. A França anunciou que está em alerta máximo contra o terrorismo e decretou luto nacional nos dias 16, 17 e 18 de julho.

As autoridades continuam a fazer perícias. O suspeito – que se acredita que não agiu sozinho – tinha armas dentro do camião. A viatura tinha sido alugada há alguns dias noutra localidade francesa.

Horas depois do ataque terrorista, que decorreu na quinta-feira à noite, são várias as mensagens de solidariedade que chegam a Nice de todo o mundo. A ONU adjetivou este ataque de “bárbaro”. Na cidade vivem 10 mil portugueses, a maioria dos quais trabalha na restauração.

Os habitantes de Nice estão a ser aconselhados a permanecer em casa. O ataque fez ainda mais de 100 feridos, dos quais 18 estão em estado grave.

Veja aqui os vídeos do ataque de ontem e os momentos de pânico que se viveram: