Atualidade

Aborrecido? Então anime-se com os “memes” do trajeto de Portugal até à final do Euro

Ponto prévio: esta é uma galeria incompleta, pois à Seleção Nacional ainda falta disputar a final do Campeonato da Europa de futebol, este domingo, dia 10 de julho, frente à França. Uma fase que Portugal atingiu por mérito próprio e em jeito de bofetada de luva branca a muitos críticos.

Posto isto, decidimos recordar toda a caminhada de Portugal até ao jogo decisivo deste Euro2016. E quisemos fazê-lo de uma forma original, pelo que recolhemos os “memes” que foram sido partilhados após cada jogo da nossa Seleção na prova. Alguns são abonatórios à equipa das quinas, mas outros nem tanto, sendo certo que todos eles surgem como reflexo do que se foi passando no decorrer da competição.

O sonho começou em forma de pesadelo, a 14 de junho, com o empate (1-1) frente à então modesta Islândia, seleção que viria mais tarde a surpreender o mundo do futebol, não sem antes ser o motivo da chacota a Portugal.

Depois, no dia 18, a Seleção Nacional tentava apagar, frente à Áustria, a má imagem deixada no duelo de abertura, mas voltou a não conseguir impor o seu favoritismo natural, registando um novo empate (0-0). Cristiano Ronaldo, enquanto estrela da equipa das quinas, caiu com estrondo na boca da crítica.

Foi, portanto, com a possibilidade de sair prematuramente do Euro2016 que, a 22 de junho, Portugal mediu forças com a Hungria. A Seleção avançou sobre brasas para esse encontro, mas um novo empate (3-3) foi o suficiente para seguir em frente. Ainda assim, esse resultado não calou os detratores, apesar de Cristiano Ronaldo já ter dado um ar da sua graça.

Seguiu-se, a 25 do mês passado, o encontro dos oitavos-de-final do Campeonato Europeu, frente à Croácia. Portugal somou, finalmente, o seu primeiro triunfo (1-0), mas o golo da vitória só surgiu no prolongamento, vindo dos pés de Ricardo Quaresma. A Europa do futebol considerou o jogo aborrecido, a internet não perdoou…

A verdade é que Portugal continuava em prova e, nos quartos-de-final, frente à Polónia, a 30 de junho, voltou a não conseguir vencer um jogo no tempo regulamentar (1-1). Desta vez, só logrou o apuramento nas grandes penalidades (5-3), fase em que Rui Patrício brilhou na baliza, com Quaresma a marcar o penálti decisivo. Apesar de tudo, a equipa das quinas começava a ganhar o respeito exigido.

No jogo das meias-finais, disputado a 6 de julho, veio então a primeira vitória das quinas nos 90 minutos de jogo. Para trás, Portugal deixou a equipa sensação da prova, o País de Gales de Gareth Bale, com um triunfo por 2-0. Sem o lesionado Pepe, avançou Bruno Alves no centro da defesa e até essa situação teve direito a um “meme”, devido ao rótulo de jogador agressivo do central formado no FC Porto.

Agora, falta juntar a este compêndio o jogo com a França, que se disputa amanhã. Espera-se, por cá, que a originalidade dos internautas seja “obrigada” a enaltecer a conquista do Euro por parte de Portugal.