Atualidade

Veja os filhos de craques do futebol que tentam seguir as pisadas dos pais

Diz a sabedoria popular que “filho de peixe sabe nadar”, mas a verdade é que essa teoria aplicada ao futebol nem sempre é fidedigna.

Nesse meio, há diversos exemplos de filhos de craques que tentaram (ou ainda tentam…) seguir as pisadas dos pais, mas que, por um ou outro motivo, não o conseguiram fazer. Contudo, há também aqueles casos em que os filhos conseguem igualar ou até superar as qualidades dos seus respetivos progenitores na arte do pontapé da bola.

Bem ou mal sucedidos, a Move Notícias fez o levantamento de alguns casos em que o gene do futebol passou de pais para filhos. E começámos pela inevitável família Maldini.

O desporto rei marcou três gerações dessa família italiana e, até ver de forma extremamente bem-sucedida. O falecido Cesare Maldini encantou com a camisola do Milan nas décadas de 50 e 60 do século passado, tendo conquistado, entre outras coisas, a Liga dos Campeões. Todavia, o seu filho, o também antigo defesa dos milaneses, Paolo Maldini, fez ainda melhor pois apresenta no seu currículo cinco vitórias nessa que é a prova mais cobiçado a nível de clubes.

Resta saber se os mais novos elementos dessa família vão conseguir igualar as marcas do pai e do avô. Destinados a representarem o AC Milan, neste momento Christian Maldini alinha pelos sub-20 dessa equipa, enquanto que Daniel representa os sub-15.

Ainda no plano internacional, nota para o atual treinador do Real Madrid. Enquanto jogador, Zinedine Zidane foi o melhor médio da sua geração e, agora, tem quatro filhos a tentarem vingar no futebol, sendo que todos eles vestem a camisola merengue. O médio Enzo, de 21 anos, alinha na equipa B do Real Madrid; o guarda-redes Luca (18) joga nos sub-19; o avançado Theo (14), nos sub-15; e o médio Elyaz (11) nos sub-13.

Sem sair de Madrid, mas passando para o vizinho Atlético, chegamos ao também treinador Diego Simeone. Trata-se de um antigo médio defensivo, que se destacou pelo espírito guerreiro, imagem de marca se verifica, agora, na equipa que dirige. O seu filho, Giovanni, tem 20 anos e apresenta outros atributos: joga como avançado no Banfield, da Argentina, mas é-lhe reconhecida uma enorme margem de progressão. Diego é ainda pai de Gianluca e Giuliano, mas esses não parece querer seguir pelo mundo do futebol, apesar de o praticarem de forma amadora.

Quem também já andou por esse mundo da bola , mas por muito pouco tempo, foram os filhos da antiga glória inglesa, David Beckham. Brooklyn e Romeo alinharam nas camadas jovens do Arsenal, mas logo vieram a desistir da carreira na qual o pai de ambos se notabilizou. David confessaria que essa opção dos filhos o deixou aliviado.

Na baliza há ainda que assinalar dois casos de antigos guarda-redes cujos filhos tentam ser tão bem-sucedidos quanto os pais na missão de negar os golos aos adversários.

O dinamarquês Kasper, filho do antigo guardião do Sporting, Peter Schmeichel, vai dando cartas no Leicester, clube pelo qual se sagrou campeão inglês bem há bem pouco tempo. Já Joe, filho do holandês Edwin van der Sar, alinha nos sub-19 do Ajax e auguram-lhe um futuro promissor.

Quem se mostra muito aquém das qualidades reveladas pelo pai é Rivaldinho, que teve uma passagem fugaz pelo Boavista e assinou recentemente pelo Internacional de Porto Alegre. Filho do antigo craque brasileiro, Rivaldo, este avançado esforça-se mas dificilmente conseguirá atingir o nível do pai.

Já no nosso país, há diversos casos de pais futebolistas que viram os filhos enveredar pelo mundo do futebol. Domingos Paciência, por exemplo, foi um goleador credenciado e tem dois filhos contratualmente ligados aos dragões. No entanto, apesar de também serem avançados, tanto Gonçalo (21 anos, Académica), como Vasco (16, Padroense) rodaram noutros clubes.

Mais a sul do país, António Veloso foi capitão e grande figura do Benfica na sua geração. Quanto ao seu filho, Miguel, esse projetou-se no Sporting e, de momento, alinha no Dínamo Kiev. Os dois cortaram relações, mas a verdade é que, em termos de qualidade no futebol, são equivalentes.

Quem tenta alcançar a qualidade do pai é Tiago Pinto, filho do antigo jogador, entre outros, de Boavista, Benfica e Sporting, João Pinto. Tiago é defesa esquerdo e alinha agora num clube turco, enquanto que o seu pai foi figura de proa até da Seleção Nacional.