Saúde & bem-estar

Trabalhar seis horas por dia é a fórmula para ser feliz

Menos é mais… e no trabalho também. Trabalhar menos horas é sinónimo de mais felicidade, mais produtividade e mais bem-estar.

Este é o resultado de um estudo levada a cabo na Suécia nos últimos meses e que colocou os trabalhadores da cidade de Gotemburgo a trabalhar apenas seis horas por dia, mas sem sofrer qualquer tipo de corte salarial.

Os trabalhadores do lar de idosos Svartedalens foram os protagonistas desta experiência e o maior reflexo de que trabalhar muitas horas por dia nunca foi sinónimo de melhor trabalho.

Passados alguns meses com horários de seis horas diárias de trabalho (30 horas semanais), os responsáveis pelo estudo notaram quedas acentuadas no que toca à absentismo, maiores níveis de produtividade e uma melhor saúde geral dos funcionários, resultante, em parte, do sentimento de felicidade que a redução da carga horária traz, lê-se no The New York Times.

Bengt Lorentzon, mentor do estudo e investigador na Universidade de Gotemburgo, revela que esta redução laboral é igualmente benéfica para as empresas, uma vez que os funcionários ficam 2,8 vezes menos propensos a faltar ou a tirar dias de férias repentinos e inesperados, como indica a Bloomberg.