Cultura

“Teatro das Compras” regressa à Baixa lisboeta para salvar lojas históricas

As lojas mais tradicionais da Baixa lisboeta são o palco principal da VII edição do “Teatro das Compras” que decorre até 25 de junho no âmbito da Festas de Lisboa.

Com entrada gratuita, este evento, que conta com pequenos espetáculos (cerca de 20 minutos) de teatro e de dança no interior de várias lojas da Baixa, visa partilhar a arte, o caráter comercial, cultural e histórico da cidade com o público, convocando o público a (re)descobrir estes espaços e ali criar novas memórias.

Em sete anos de vida do projeto no mesmo território, o Teatro das Compras assistiu a importantes transformações. Se na sua génese era crucial trazer pessoas à Baixa, então deserta, hoje em dia torna-se premente consciencializar para a necessidade de preservação da identidade deste lugar, alertando também para a desertificação destas lojas em prol das grandes superfícies comerciais.

Para cada loja, é convidado um autor, que após um trabalho de pesquisa no local, imaginou uma ficção criada a partir das memórias deste lugar, da sua identidade histórica, cultural e comercial.

Este ano, Custódia Gallego, Cláudia Gaiolas, Flávia Gusmão, Leonor Cabral, Maria Ana Filipe, Marta Cerqueira, Mónica Calle, Sílvia Figueiredo e Cláudia Andrade são as atrizes convidadas para dar corpo e voz a esta iniciativa que se estende por um total de nove lojas da capital: Retrosarias Bijou e Arqui Chique, Franjarte, Hospital de Bonecas, Marques e Sequeira, Barbearia Oliveira, Primeira Casa das Bandeiras, A. Molder Filatelia e Ginjinha sem Rival e Lisboa.