Atualidade

O palácio na Arrábida onde Jackie Kennedy viveu está à venda por 45 milhões

Poucas pessoas sabem que depois da morte de John F. Kennedy, em 1963, Jacqueline Kennedy se refugiou no Palácio da Comenda, na Serra da Arrábida, em Setúbal, com os filhos Caroline e John.

Foi a convite dos condes D’Armand que a antiga primeira dama norte-americana usou o imponente imóvel como refúgio, e na biografia publicada por Barbara Leaming, em 2014, ficou claro que o endereço serviu para seu lamento sobre o assassinato do marido, algo pelo qual Jacqueline se responsabilizou até o fim dos seus dias.

2F5E728E00000578-3359515-image-m-11_1450111626352

O palácio, projectado pelo Arquitecto Raul Lino e construído no início do séc. XX, já no período de estado novo, está instalado no topo de um pequeno monte banhado pelo rio Sado está abandonado desde a morte do empresário António Xavier de Lima, em 2009.

Atualmente com as paredes externas grafitadas, inúmeras janelas partidas, com grande parte dos azulejos decorativos destruídos, escadarias prestes a ruir e parte do telhado já desabado, a propriedade – com 600 hectares – está à mercê de quem por ali passa com boas ou más intenções.

Pertença da família de Xavier de Lima, o emblemático palácio, que conta com 5 pisos, 26 quartos, adega, celeiro, jardim, duas piscinas e acesso privado à praia, está à venda à vários anos.

Na página da imobiliária portuguesa SCI, a propriedade, sem reforma alguma, está avaliada em 45 milhões de euros.

Entretanto, a autarquia de Setúbal luta para que a Casa da Quinta da Comenda, popularmente mais conhecida como Palácio da Comenda, seja declarado como Imóvel de Interesse Municipal.