Cultura

“Lendas do Rock” é tema do espetáculo piromusical na noite de São João

A Câmara do Porto anunciou que o espetáculo piromusical da noite de São João, de quinta (23) para sexta-feira (24), orçado em 54.900 euros, terá como tema as “Lendas do Rock” e terminará ao som de Xutos & Pontapés.

Lançado a partir das 00h00 em ponto de 24 de junho, desde a ponte Luiz I e do rio Douro, o espetáculo piromusical deste ano durará 16 minutos e promete “uma viagem por alguns dos mais famosos temas do rock mundial e português, entre muita luz, cor e efeitos pirotécnicos de grande impacto visual”, referiu a autarquia.

Em comunicado, a Câmara do Porto esclareceu que o investimento é partilhado com a Câmara de Vila Nova de Gaia e que a proposta selecionada é da responsabilidade do Grupo Luso Pirotecnia.

Durante 16 minutos, o espetáculo percorrerá alguns dos temas mais conhecidos, e que atravessam gerações, de bandas como os AC/DC, Pink Floyd, Scorpions, Guns N’Roses, Rolling Stones e Queens.

A fechar esta sequência, que se iniciará com “Thunderstrucks” dos AC/DC, “o grande final será ao som de Xutos & Pontapés e do tema ‘A minha casinha’, num excelente aperitivo para o concerto ao vivo que se seguirá, na Avenida dos Aliados, a partir da 01h00, com a maior banda de rock portuguesa”, sublinha.

Serão, no total, sete êxitos de outras tantas bandas consideradas emblemáticas, cujos acordes e ritmos acompanharão os efeitos pirotécnicos selecionados, alguns deles “inéditos”.

A par da já tradicional cascata prateada, que preencherá a totalidade (180 metros) do tabuleiro superior da ponte Luiz I, este ano será ainda utilizado um ‘lettering’ pirotécnico de grandes dimensões, alusivo à festa sanjoanina.

Ano após ano, milhares de pessoas concentram-se nas encostas e nas zonas ribeirinhas das cidades do Porto e de Vila Nova Gaia, procurando a melhor vista para “a verdadeira explosão de cor que acontece sobre o rio Douro e na estrutura da ponte Luiz I”.

O espetáculo pirotécnico é considerado um dos momentos altos da noite de São João do Porto e, para muitos, o ponto de partida para a grande festa que se prolonga pela madrugada.