Cultura

Filme do português João Nicolau premiado duplamente em festival internacional

A longa-metragem “John From”, de João Nicolau, foi eleita melhor filme pelo júri oficial e pelo júri jovem do FilMadrid – Festival Internacional de Cine de Madrid, que terminou no sábado (12) em Espanha.

Nesta segunda edição, o FilMadrid descreveu “John From” como uma “alternativa adolescente aos contos de Éric Rohmer”, que “navega num oceano de realismo mágico” e que revela influências da obra de Agnès Varda, como se lê na página oficial do festival.

Esta é a segunda longa-metragem do realizador João Nicolau e debruça-se sobre a adolescência, a partir da história de uma rapariga que, nas férias de verão, entre o tédio dos dias em casa e a vida de bairro com os amigos, se apaixona por um vizinho, fotógrafo e bastante mais velho.

A produção nacional conta com a participação de Júlia Palha (revelação da novela Coração D’Ouro da Sic),Clara Riedenstein, Filipe Vargas, Leonor Silveira e Adriano Luz.

Além de “John From”, que competia na secção oficial, o FilMadrid atribuiu ainda o prémio de melhor filme na secção “Vanguardias” ao filme experimental “Noite sem distância”, feito pelo realizador espanhol Lois Patiño no contexto “Projeto Camous”, produzido pelo Curtas Vila do Conde.

“O espelho”, do realizador brasileiro Rodrigo Lima, recebeu uma menção especial do júri da competição oficial.

Veja o trailer de “John From”: