Atualidade

Fiat Chrysler admite eventuais problemas mecânicos no jipe que vitimou Anton Yelchin

Segundo informações vinculadas pela Fiat Chrysler, o fabricante do jipe que esmagou o ator Anton Yelchin no passado fim de semana, este poderia ter problemas na embraiagem, levando os condutores a acharem que o carro estava em modo de estacionamento quando não estava.

A marca tinha enviado – durante o mês de maio – uma nota de aviso para recolha do modelo Grand Cherokee fabricado em 2015, precisamente o modelo de automóvel que vitimou a estrela de “Star Treck”.

Na nota, pedia-se aos condutores para confirmarem sempre se o travão do carro estava corretamente accionado antes de saírem do veículo. A empresa ainda não tinha chamado os carros para reparação por falta de peças para troca (estima-se que mais de um milhão de automóveis poderão sofrer deste problema).

Recorde-se que o ator morreu depois de ser esmagado contra uma parede pelo próprio carro, que havia estacionado à porta de casa. O carro continuou a deslizar e atingiu Yelchin, que acabou por morrer.

A polícia de Los Angeles ainda está a investigar o caso e, na passada terça feira, a marca anunciou que vai investigar o acidente que vitimou, no domingo, o ator.

O modelo de automóvel utilizado por Yelchin foi responsável por mais de cem incidentes (41 lesões, 212 colisões e 308 relatos de danos, avança a Reuters), todos eles causados por problemas de ambiguidade na embraiagem: o estilo de peça escolhida tornava difícil a identificação visual da mudança em que se encontrava o carro, o que fazia com que muitos condutores não se apercebessem que o carro não estava em modo de estacionamento.

Apesar dos incidentes resultantes do problema, ainda ninguém tinha morrido por causa desta falha: a empresa garante que apenas registou ferimentos, onde se incluem uma pélvis fraturada e algumas costelas partidas.