Saúde & bem-estar

Cirurgia de redução do estômago é eficaz no controle da diabetes tipo 2

Um novo estudo concluiu que a cirurgia bariátrica – ou redução do estômago – é um tratamento altamente eficaz e duradouro contra o diabetes tipo 2 em pessoas obesas e superior à terapia baseada em medicamentos.

A pesquisa, apresentada durante encontro anual do Colégio Americano de Cardiologia, em Chicago, demonstrou que o procedimento permite que a maioria dos pacientes viva sem insulina e outras drogas usadas para controlar o diabetes pelo menos cinco anos após a operação.

O diabetes tipo 2 ocorre quando o organismo de uma pessoa se torna resistente à insulina, a hormona que controla os níveis de glicose no sangue. O excesso de peso é um fator de risco importante para a doença.

“Nossos resultados mostram a durabilidade contínua do controle glicémico após a cirurgia metabólica, perda de peso persistente, além da redução do uso de medicamentos para doenças cardiovasculares após cinco anos.”, disse Philip Schauer, principal autor do estudo.

O trabalho, feito pela Clínica Cleveland, nos Estados Unidos, é considerado o maior e mais completo sobre o assunto. Foram analisadas três terapias diferentes e os pacientes foram acompanhados por cinco anos. Participaram do estudo 150 pessoas com sobrepeso e diabetes descontrolada, que foram divididas em três grupos: o primeiro recebeu um tratamento à base de medicamentos; o segundo foi submetido à cirurgia com o bypass gástrico; e o último à gastrectomia vertical.

Ao final dos cinco anos de acompanhamento, 88% dos pacientes submetidos à cirurgia bariátrica conseguiram controlar o diabetes sem o uso de insulina. Também houve redução da necessidade de medicações para hipertensão e colesterol. Aqueles submetidos à operação também perderam mais peso, em comparação com os que apenas fizeram a terapia medicamentosa.