Atualidade

Chef Miguel Rocha Vieira ensina crianças do IPO a cozinhar

A Fundação Rui Osório de Castro, instituição de solidariedade social sem fins lucrativos que apoia a oncologia pediátrica nas áreas da informação e da investigação científica, desafiou o Chef Miguel Rocha Vieira a desenvolver receitas simples, nutritivas e muito divertidas de confecionar num momento culinário.

“Mini Chefs Workshop com Chef Miguel Rocha Vieira” aconteceu na Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal – antecedendo o Dia da Criança -, e reuniu sete crianças em tratamento no IPO de Lisboa em torno de ingredientes deliciosos e ensinamentos do Chef.

Durante cerca de três horas, as crianças tiveram a oportunidade de cozinhar com o jurado do “Masterchef Júnior”, da TVI, e aprender que, a cozinha saudável é divertida e muito deliciosa.

Vestidos a rigor, os aprendizes de chef estiveram concentrados e muito dedicados. Descascar maçãs, misturar a farinha, o açúcar e a manteiga, arranjar os espargos, cortar cebola, mexer a sopa e temperar o frango foram algumas das tarefas desempenhadas.

workshop Mini Chefs com Miguel Rocha Vieira_v

Durante toda a tarde, a animação foi uma constante. O fim do momento culinário aconteceu com a prova dos pratos confecionados. Como entrada, uma sopa fria de coco. Para prato principal, frango com espargos e tomate cherry no forno. Sobremesa, crumble de maçã com bola de gelado.

O menu concebido foi da autoria do Chef Miguel Rocha Vieira com a consultoria do Dr. Nuno Pereira, Dietista do Serviço de Pediatria do IPO de Lisboa.

Sobre ensinar culinária saudável a crianças com cancro, o Chef Miguel Rocha Vieira referiu: “São crianças. As reações são sempre mais genuínas. Foi muito engraçado. É de salutar experiências que permitam a estas crianças de incrível garra terem a sua infância. Aprendi muito com eles. Obrigada pela oportunidade.”

Cristina Potier, da Fundação Rui Osório de Castro, reforça a importância destas ações “num período frágil das suas vidas, estas crianças precisam de momentos que as façam passar por experiências positivas e divertidas, próprias da sua idade. Esta tarde foi um equilíbrio de bem-estar emocional e uma aprendizagem saudável. As crianças riram, brincaram e aprenderam. Foi uma alegria! Agradecemos muito ao Chef Miguel Rocha Vieira pela sua incrível dedicação a este workshop e apoio à causa da oncologia pediátrica. Foi uma tarde inesquecível para todos os envolvidos.”

Este workshop serve de inspiração para um jantar solidário a acontecer em breve no Hotel Fortaleza do Guincho que irá reverter na totalidade para os projectos da Fundação Rui Osório de Castro.