Atualidade

Carta a Messi tornou-se viral: “por favor, não desistas”

Lionel Messi decidiu abandonar a seleção argentina, aos 29 anos, depois de a equipa ter perdido a final da Copa América e de ele ter falhado uma grande penalidade. No entanto, Yohana Fucks, uma professora do ensino secundário em Entre Ríos, escreveu-lhe uma carta com uma mensagem emocionante a pedir para não sair.

“Por favor, não desistas. Não faças com que acreditem que neste país só importa ganhar e ficar em primeiro”, começou por dizer a mulher.

Este apelo para que o jogador do Barcelona continue na seleção nacional tornou-se, entretanto, viral.

Na carta, Yohana diz que não escreve como adepta de futebol, mas como professora, “essa profissão que elegeu e que a apaixona tal como a de Messi a apaixona a ele”.

“Podia escrever-te sobre a maravilha do teu talento naquele que é o desporto mais amado do nosso país, sobre o prazer que dá pertencer à geração que pode ver-te a fazer magia com as chuteiras, sobre a admiração que despertas em cada uma das pessoas no mundo inteiro. Mas tudo isso será repetir frases feitas. Por isso, vou escrever-te para que me ajudes num repto muito mais completo do que aqueles que enfrentaste até agora. Quero que me ajudes na difícil missão de formar a conduta das crianças que te veem como um herói do futebol e um exemplo a seguir”, continuou.

Yohana apelou ao sentido patriótico de Messi para não deixar os fãs argentinos desiludidos.

“Não guardes a camisola com as cores da nossa pátria, porque quando a vestes transformas-te no argentino que nos representa a todos. E nem todos nós esperam medalhas e vitórias para nos sentirmos verdadeiramente orgulhosos de que o sejas. Não deixes que os meus alunos sintam que ficar em segundo lugar é uma derrota, que o valor das pessoas está no quão completa estão as suas vitrinas, que perder um jogo é perder a glória”, escreveu ainda.

Entretanto, mais de 55 mil argentinos confirmaram pelo Facebook presença numa manifestação convocada para o próximo sábado, em Buenos Aires, para tentar demover Lionel Messi da mesma ideia de abandonar a seleção argentina.

Na descrição da página os utilizadores assumem alguma culpa desta decisão de Messi, ao lembrar que tantas vezes os adeptos da Aregentina criticaram o jogador por ele não ter conquistado nenhum título com a equipe principal e que agora é a hora de apoiá-lo para fazê-lo mudar de opinião.

“Vejam o que conseguimos, senhores. Somos o único país capaz de criticar o melhor do mundo. Agora, vamos todos mostrar o nosso afeto para que ele volte. Messi, não nos abandone”, escreveram os organizadores.