Cultura

Biblioteca leva “Baú de Estórias” às freguesias

A Biblioteca Municipal do Cadaval (BMC) disponibilizou uma nova valência, o “Baú de Estórias”, serviço de empréstimo de livros às freguesias do concelho, para facilitar o acesso à leitura por parte da comunidade mais distante da vila.

Através desta iniciativa, que arrancou na segunda quinzena de maio, as instituições locais passaram a poder usufruir, mensalmente, de um conjunto livros de vários géneros.

Os livros serão previamente escolhidos através do catálogo online ou com base numa seleção feita pelos serviços bibliotecários.

O projeto foi concebido para ser acolhido por qualquer entidade local que tenha intervenção direta na comunidade em que está inserida, desde juntas de freguesia a associações culturais e/ou recreativas, instituições particulares de solidariedade social ou bibliotecas de pequena comunidade.

“Esta é uma oportunidade de difundir a leitura e a sua dinamização junto do público que se encontra geograficamente mais afastado”, explicou Tânia Camilo, responsável da BMC.

A primeira entidade a acolher o “Baú de Estórias” foi a Junta de Freguesia do Vilar, a que se seguiram a Junta de Freguesia de Lamas e Cercal e a Junta de Freguesia do Peral.

A biblioteca fará, entretanto, a entrega de outro baú na Junta de Freguesia de Alguber, pelo que, a partir de hoje (6 de junho), o mesmo estará disponível também naquela localidade.