Cultura

Bailarinos do mundo prometem animar festival internacional em Monção

Mais de 300 bailarinos de nove países participam este ano na trigésima primeira edição do festival internacional FolkMonção, que decorre de 31 de julho a 8 de agosto em nove dos dez concelhos do Alto Minho.

O evento vai receber grupos oriundos da África do Sul, Argentina, Bielorrússia, Bolívia, Chechénia, Colômbia, Filipinas, Portugal e Sérvia.

Os elementos dos nove grupos vão ficar alojados na Escola EB 2/3 de Monção, contando com o apoio de 120 voluntários.

Organizado pelo Rancho Folclórico da Casa do Povo de Barbeita, em Monção, município que acolhe duas galas, o Festival internacional vai ainda percorrer os concelhos de Arcos de Valdevez, Caminha, Melgaço, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença, e Vila Nova Cerveira.

Viana do Castelo é o único concelho da região que, este ano, não será palco de nenhum espetáculo do FolkMonção, por já realizar em setembro o Festival de Folclore internacional do Alto Minho mas o presidente da CIM do Alto Minho e autarca daquela cidade demonstrou abertura para, em 2017, incluir a capital de distrito no evento.

“Apesar de Viana do Castelo ter o seu festival internacional de folclore com 20 anos, faz todo o sentido que esta iniciativa seja alargada a este concelho porque as datas não são coincidentes”, frisou José Maria Costa, acrescentando tratar-se de um “evento cultural que promove a cooperação e a paz entre os povos através da dança”.

Os espetáculos começam sempre às 22h00 e têm entrada gratuita.