Atualidade

Atentado em Istambul foi “o mais mortífero” registado este ano

O aeroporto Atatürk, em Istambul, foi alvo de um atentado terrorista levado a cabo por três bombistas, esta terça-feira (28).

Os homens fizeram-se explodir antes de passarem pela segurança do aeroporto, nomeadamente pela zona de raio-x.

Segundo as autoridades turcas, estima-se que este atentado seja “o mais mortífero dos quatro registados na maior cidade da Turquia este ano”.

Os números oficiais apontam para, pelo menos, 41 mortos e 239 feridos no maior terminal aéreo da Turquia e terceiro maior da Europa.

Embora o ato terrorista ainda não tenha sido reivindicado, o primeiro-ministro daquele país, Binali Yildirim, adianta que há indícios que apontam para o Estado Islâmico.

Nas redes sociais a partilha dos momentos de terror vividos no interior do aeroporto sucedem-se.

Num vídeo em particular é possível ver um homem a passar com uma arma. Quando tenta fugir do local é alvejado pelas autoridades conseguindo, no entanto, fazer-se explodir já caído no chão.

Noutro ângulo é possível observar-se a confusão instalada após uma primeira explosão e as vítimas a serem socorridas:

Depois de ter estado encerrado cerca de cinco horas, o aeroporto de Istambul voltou a operar, mantendo-se, no entanto, o estado de alerta.

Segundo a informação disponível no portal do aeroporto, a grande maioria dos voos continuam cancelados ou atrasados, embora alguns aviões tenham já aterrado ou estejam a preparar-se para descolar, tanto no terminal internacional como dos voos domésticos.