Cultura

Artista de Coimbra presta homenagem a Sofia Ribeiro

Margarida Costa é ilustradora digital na área dos videojogos educacionais na empresa Insignio Labs, parceira da Hohner Music.

Licenciada em Design Gráfico pela Escola Universitárias das Artes de Coimbra, cidade onde habita, nos tempos livres dedica-se a desafios pessoais que, de alguma forma, completam o seu gosto pelas artes.

Empenhada num projeto ao qual deu o nome de “True Face of Humanity” – criou uma série de retratos realistas, realizados a lápis comum (carvão), de várias personalidades nacionais e internacionais – no qual não hesitou em inserir a atriz Sofia Ribeiro em tom de homenagem.

Consciente da importância “destas pequenas manifestações de carinho a pessoas que estão a lutar contra o cancro” – Margarida perdeu o pai em 2007 após uma dura batalha contra um tumor no fígado – a artista confessa que, embora não seja fã da atriz, até porque não lhe conhece o trabalho, reconhece na Sofia Ribeiro “a força de luta e coragem” bem como o “dom de inspirar muita gente através do seu sorriso contagiante” e, por isso, “teria uma honra enorme em entregar-lhe o seu retrato em mão”.

13445639_1570098813294496_4138331206475271783_n

“True Face of Humanity” pretende mostrar as caras de quem faz a diferença no mundo

Enquanto as suas obras não ganham maior destaque, o trabalho de Mragarida Costa pode ser visto numa página de Facebook criada para o divulgar.

Por entre os vários retratos já desenvolvidos para o projeto que tem como objetivo mostrar “o verdadeiro rosto da humanidade”, destacam-se, entre alguns anónimos, várias celebridades.

Angelina Jolie, Cristiano Ronaldo, David Gilmour e George Clooney são alguns dos famosos que se juntam, na galeria de Margarida, a pessoas comuns como Iaiba Hazrat, de 6 anos, uma criança refugiada do Afeganistão, ou um ex-presidiário ou toxicodependente através dos quais a artista pretende fazer o público pensar em “causas, objectivos… na vida”.

A curto prazo, a conimbricense pretende juntar ao seu portefólio nomes como José Saramago, Rainha Isabel II e Barack Obama.

Para divulgar o seu (enorme) talento estão, para já, previstas três mostras: “dia 8 de julho na Biblioteca Miguel Torga, em Miranda do Corvo, e na semana seguinte estarei também numa exposição coletiva de artistas plásticos, na Casa das Artes, também em Miranda do Corvo. Depois irei expor, talvez ainda este ano, numa galeria em Coimbra, chamada Partícula mas ainda não há uma data prevista”.