Saúde & bem-estar

A cereja é a melhor fruta para ajudar a perder peso

Chega o tempo quente e a vontade de emagrecer aumenta consideravelmente. A luta pelos corpos perfeitos, eliminando, assim, as ‘gordurinhas’ incómodas que se foram acumulando discretamente entre camisolas e camisolões, torna-se um objetivo diário nesta altura do ano.

De certeza que, para quem está nesta epopeia calórica, não será novidade nenhuma o benefício da cereja neste departamento. Mas nem imagina o quão real isso pode ser.

Já deve ter ouvido muitas vezes que, se estás interessado em perder peso, deve comer devagar e mastigar bem antes de engolir.

Isso vai dar tempo ao cérebro para assimilar as diferentes sensações, nomeadamente a de que está satisfeito.

Por essa razão (e não só), as cerejas são consideradas como uma das melhores frutas para perder peso.

As razões para esta associação são várias mas existem três aspetos que tornam esta premissa mais que evidente.

O primeiro é que a cereja é uma ótima fruta no que diz respeito ao controlo de porções (pode comer 30 cereja, que isso será o equivalente a uma dose de fruta).

Para além disso, a cereja é um fruto que te deixa facilmente saciado (os caroços vão forçar-te a comer lentamente, permitindo que os teus sensores de saciedade fiquem em alerta, e te impeçam de comer exageradamente, ou seja, ficas mais facilmente saciado).

E, finalmente, esta fruta, típica desta época de maior calor, tem o menor índice glicémico de todas as frutas e um dos menores índices glicémicos de qualquer fonte de hidratos de carbono.

Assim sendo, a próxima vez que lhe apetecer comer algo doce ou que esteja com algum apetite, pegue numa mão cheia de cerejas e desfrute… sem complexos nem receios.