Atualidade

Prince financiava secretamente centro de treino de escuteiros no Afeganistão

O artista norte-americano, falecido em abril, ajudou de forma secreta uma Organização Não Governamental, em Cabul, com milhares de dólares nos últimos anos, permitindo o treino de 200 escuteiros, conforme anunciou essa mesma ONG.

Os fundos enviados por Prince para Cabul eram recebidos por Betty Tisdale, uma norte-americana que conheceu o cantor em 2010 e que lhe relatou a sua experiência na ajuda a crianças em teatros de guerra, nomeadamente no Vietname e no Afeganistão.

“Ela perguntou-me o que seria preciso para dar um impulso ao projeto de transformar um antigo edifício num centro para a formação de líderes escuteiros”, recordou à agência AFP a diretora do projeto, Marnie Gustavson, relatando a conversa com Betty Tisdale. “Uns dias depois, ela enviou-me um cheque de 15 mil dólares [13,1 mil euros], completamente inesperado. Disse-me que vinha do Prince, que gostava muito do que fazíamos, mas pediu para não dizer a ninguém”, acrescentou a responsável, confirmando doações anuais de 6 mil dólares, cerca de 5,2 mil euros, desde então.

É um exemplo de “filantropia discreta”, disse ainda Gustavson.

O cantor morreu no mês passado, com 57 anos sem deixar testamento.