Saúde & bem-estar

Passar o dia sentado aumenta significativamente o risco de morte

Ficar horas a fio sentado em frente ao computador é a rotina de milhares de pessoas que trabalham em escritórios. No entanto, o hábito pode ser mais nocivo do que o que se imaginava.

Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), ficar sentado durante quatro horas por dia aumenta o risco de mortalidade em dois por cento.

Já estar sentado cerca de cinco horas faz subir o risco para quatro por cento e com oito horas (horário de trabalho), a percentagem chega a 13%.

De acordo com os cálculos da equipa, cerca de quatro por cento das mortes em todo o mundo poderiam ser evitadas se as pessoas passassem menos tempo sentadas. Ou seja, num ano, o número de pessoas que poderiam ser salvas com esta pequena mudança poderia chegar às 433 mil.

Segundo a pesquisa, ficar tantashoras diárias sentado pode provocar efeitos permanentes no organismo, independente do nível de atividade física praticada.

Segundo Leandro Resende, preparador físico e um dos autores do estudo, esses riscos estariam relacionados com alterações cardiovasculares, alguns tipos de cancro, diabetes e colesterol. “Ficar muito tempo sentado diminui a expressão de óxido nítrico do organismo. Ocorre ainda a diminuição da ativação de uma enzima, a lipase lipoproteica, que é importante no metabolismo oxidativo, no controle de triglicéridos, colesterol e outros fatores de risco metabólicos”, disse.