Atualidade

Papa lamenta quem tem pena dos animais e despreza o vizinho

Na manhã deste sábado, durante a audiência jubilar na Praça de São Pedro, no Vaticano, o Papa Francisco abordou o conceito de “piedade”, pedindo para não a confundir com hipocrisia.

Perante dezenas de milhares de peregrinos, disse que é preciso “não confundir a piedade com a comiseração, que consiste apenas numa emoção superficial, que não se preocupa com o outro”.

A meio da reflexão e como suporte da mensagem que queria transmitir, ainda perguntou: “Quantas vezes vemos pessoas que cuidam de gatos e cães e depois deixam sem ajuda o vizinho que passa fome?”.

Perante o silêncio comprometedor da plateia, acrescentou ainda que “não se pode confundir com a compaixão pelos animais, que exagera no interesse para com eles, enquanto se fica indiferente perante o sofrimento do próximo”.

Depois explicou que, para Jesus, sentir piedade é “compartilhar a tristeza de quem se encontra, mas ao mesmo tempo agir na primeira pessoa para transformá-la em alegria”, lembrando que é preciso sacudir “de cima [de si próprios] a indiferença” que tolda a perceção do sofrimento alheio, além da imprescindível libertação da “escravatura do bem-estar material”.