Cultura

Objetos pessoais de Marilyn Monroe vão a leilão

São mais de 500 objetos pessoais de Marilyn Monroe que vão viajar pela Europa, Ásia, América do Sul e Estados Unidos a partir de 1 de Junho, dia em que a atriz comemoraria seu 90º aniversário.

Tudo será leiloado entre os dias 19 e 20 de Novembro.

Entre as peças deixadas por Monroe em testamento a Lee Strasberg, seu professor de representação e amigo pessoal, estão casacos e estolas em pelo, um relógio de platina e diamantes, cigarros Phillip Morris, umas sandálias de plataforma, a embalagem do seu batom Bachelor’s Carnation de 1947, uma mala em pele de crocodilo castanha (1950) e várias cartas manuscritas.

Antes da venda, as peças serão expostas em várias cidades, começando em Londres, no Design Centre Chelsea Harbour.

“Esta coleção, bastante diversificada, faz-nos vislumbrar o que foi mais íntimo da lenda do cinema. Nunca antes houve tantos artefactos importantes da vida e carreira deste ícone global tão amado”, disse Martin Nolan, diretor executivo da Julien’s Auctions, empresa leiloeira de Los Angeles, responsável pela venda.

Nolan frisa ainda que este é um dos leilões “mais importantes e históricos” de sempre e que estas peças não são vistas em público desde a morte de Monroe, em 5 de Agosto de 1962.

A leiloeira estima que a venda possa atingir os quatro milhões de dólares (cerca de três milhões e meio de euros).

Em 2011, só o mítico vestido branco usado pela atriz no filme “O Pecado Mora ao Lado” (de Billy Wilder, 1955) foi vendido pelo valor recorde de 5,5 milhões de dólares (mais de quatro milhões e meio de euros).

Marilyn Monroe