Cultura

Mostra Internacional de Teatro propõe 16 espetáculos a sul

Treze companhias vão apresentar 16 espetáculos, em junho, durante a Mostra Internacional de Teatro de Santo André (MITSA), que leva a arte cénica a 12 localidades da costa alentejana e não só.

Além de Vila Nova de Santo André, “casa mãe” da mostra, também Santiago do Cacém, Alvalade, Sines, Porto Covo, Odemira, São Teotónio, Vila Nova de Milfontes, Grândola e, já fora da costa alentejana, as cidades de Faro, Beja e Setúbal vão ser palco de espetáculos.

Com um total de 36 sessões, a 17.ª edição da MITSA, promovida pela Associação Juvenil de Amigos do Grupo de Teatro de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, começa, na quarta-feira (1 de junho), com os espetáculos para a infância “A Lenda do Menino da Gralha”, pelo Teatro do Mar, e “Smile”, pelo grupo BAAL 17.

“Vamos ter mais de um milhar de crianças a ver teatro logo nos primeiros dias da mostra”, destacou hoje o diretor artístico da MITSA, Mário Primo, adiantando estarem programadas várias sessões para os mais novos em Vila Nova de Santo André e em Santiago do Cacém, com o apoio do município.

Embora a maioria dos espetáculos seja paga, há alguns de acesso gratuito, como o espetáculo de rua “Insekto”, pelo Teatro do Mar, na sexta-feira, no Adro da Igreja de Santa Maria, em Vila Nova de Santo André, que é também o primeiro da MITSA destinado ao público em geral.

“Esta é uma forma de divulgação junto do público que não costuma ver teatro e é com prazer que lhe oferecemos esta possibilidade”, disse Mário Primo, recordando que, em anos anteriores, houve espetáculos do género em que chegaram a estar “cerca de 600 pessoas” na assistência.

Com um programa para todos os gostos, do teatro cómico ao físico, performativo, circense e satírico, o diretor artístico da mostra espera continuar a atrair “muito público”.

“Uma das maiores características deste festival é que tem muito público e um público aficionado”, disse o programador, lembrando terem passado pela mostra no ano passado mais de 5.500 pessoas.

Algumas das companhias profissionais vão subir a vários palcos e outras apresentarão diversos espetáculos, como é o caso do Teatro do Mar, que encerra o festival a 03 de julho, em Santiago do Cacém, na Quinta do Chafariz, com outra performance ao ar livre, “A Balada do Velho Marinheiro”.

“A Menina Bem Guardada”, pelo grupo BAAL 17, vai passar por Porto Covo, Alvalade e Vila Nova de Milfontes e “O Último dos Românticos”, pela Comuna, com os atores Carlos Paulo, Maria Vieira, Margarida Cardeal e Maria Ana Filipe, sobe aos palcos de Santiago do Cacém, Sines, Beja e Setúbal.

O ator Pedro Giestas, com “A Visita”, do Teatro Invisível, passa por São Teotónio, Odemira, Grândola e também Vila Nova de Santo André.

A nível internacional, a mostra conta com a participação de Cia Cocotte, companhia de teatro espanhola, com o ator italiano radicado na Dinamarca, Paolo Nani, e ainda com o Teatro Griot, com elementos de origem angolana e cabo-verdiana.

Academia Inatel, Companhia Esquina, CASEAR, Teatro Invisível, Teatro dos Aloés, Plot Teatro e Fontenova são outras das companhias profissionais que vão pisar os palcos alentejanos durante o mês de junho.

Além do teatro, durante a mostra há uma exposição de pintura, workshops, pequenos concertos e ainda conversas com os atores e encenadores, a seguir às representações.

mostra-de-teatro-e1464087870182