Saúde & bem-estar

La Roche-Posay alerta para o risco de melanoma

Com o objetivo de alertar para o problema do cancro de pele, La Roche-Posay irá levar a cabo uma ação de sensibilização em 100 farmácias, no âmbito da iniciativa Save Your Skin, amanhã, dia 11 de maio – Dia do Euromelanoma. A ação surge de uma parceria entre La Roche-Posay e a Lisbon PH – Empresa Júnior da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa – e irá contar com a colaboração de 100 estudantes da Faculdade de Farmácia.

Distribuídos por 100 farmácias em Lisboa, os 100 estudantes de Farmácia irão estar a sensibilizar os utentes para a importância de verificar regularmente os sinais de pele, nomeadamente através do método ABCDE – A de Assimetria (sendo que um sinal que não seja redondo ou oval é motivo de alerta), B de Bordo (quando o contorno é irregular), C de Cor (uma vez que as várias cores presentes num só sinal podem ser um indício de cancro, com destaque para o castanho, vermelho e branco), D de Diâmetro (quando superior a seis milímetros) e E de Evolução (se um sinal cresce de forma rápida ou muda facilmente de cor, espessura ou forma, podemos estar perante um caso de cancro) -, e visitar o dermatologista à mínima suspeita, para um rastreio mais completo. Além desta necessidade de observação, irão ainda informar sobre as boas práticas na exposição solar – tais como usar chapéu e óculos de sol, proteger-se nas horas de maior exposição solar, aplicar protetor solar várias vezes ao dia, entre outras – e aconselhar a proteção solar mais adaptada ao tipo de pele de cada consumidor.

Esta é uma entre as várias iniciativas que La Roche-Posay irá levar a cabo no âmbito de “Save Your Skin”, um movimento de partilha e sensibilização para o problema do cancro de pele que pretende divulgar a mensagem de fazer da observação dos sinais cutâneos uma rotina diária. Desta forma, em 2016, La Roche-Posay pretende ser mais ativa na prevenção contra o cancro cutâneo, em estreita colaboração com farmacêuticos e dermatologistas.

Outra das ações lançada pela marca foi o vídeo onde La Roche-Posay recorreu a dois amigos de quatro patas para alertar para a necessidade de prestar atenção à pele e aos sinais que ela lhe dá, individualmente, divulgado recentemente pela Move Notícias.

O Melanoma é o tipo de cancro da pele mais grave, sendo que, todos os anos, surgem mais de 10 mil novos casos deste cancro em Portugali e mais de 200.000 casos em todo o mundoii. Só em Portugal, morrem 20 pessoas por mêsiii. Sabe-se ainda que um em cada dois portugueses nunca terá consultado um dermatologista para verificar os seus sinais cutâneos.

O Dia Europeu do Melanoma pretende alertar a população para estes números e os perigos da exposição solar, as suas consequências e a importância de um diagnóstico precoce, nomeadamente através de uma observação regular.