Cultura

Festival de Jazz regressa a Minde com “a melhor edição de sempre”

O Festival de Jazz de Minde vai realizar-se de três a cinco de junho nesta vila do concelho de Alcanena, Santarém, prometendo os organizadores que esta 12.ª edição será “a melhor de sempre”.

Pelo palco principal do festival, situado numa antiga fábrica têxtil, vão passar nomes como Matt Schofield, “um dos melhores guitarristas ingleses, distinguido com o ‘British Blues Awards Guitarist of the Year’ 2010, 2011, 2012”, que estará pela primeira vez em Portugal, e o pianista norte-americano Cory Henri, dos Snarky Puppy.

Os portugueses Dead Combo abrem o Palco Fábrica no dia três à noite, prometendo “uma certa inovação só vista no Optimus Alive”, anunciou a organização do festival, o núcleo Jazzminde da Casa do Povo de Minde, na sessão de apresentação realizada na sexta-feira à noite, numa sessão que incluiu um concerto pelo trio de Joana Lobo Anta.

A apresentação aconteceu na Galeria Artspace João Carvalho, situada em Vila Morreira, em Gouxaria, Alcanena, “um projeto de incidência cultural, que procura dinamizar diferentes áreas da arte contemporânea”, que se associou ao festival.

O palco principal vai ainda receber, no dia quatro de junho, o campeão do mundo de acordeão João Barradas e o pianista João Paulo Esteves.

Este ano com o reconhecimento do Ministério da Cultura/Direção-Geral das Artes, o festival aposta também em palcos ao ar livre e em várias ações de carácter social e didático.

Pelo Palco Natura, situado ao ar livre e com acesso gratuito, numa “envolvência que inclui a Tenda das Artes, ‘workshops’ e restaurante”, vai passar, dia 04 à tarde, a orquestra Molto Vivace, do Conservatório de Música Jaime Chavinha, em conjunto com coros das escolas de Minde, Alcanena, Porto de Mós, Mira de Aire, Pernes, Alcanede, num total de cerca de 100 participantes dirigidos por Tiago Alves.

Seguir-se-ão três bandas, Annie Road, os Light Gun Fire e a Funkoffandfy, e, no dia seguinte à tarde, no mesmo palco, realizam-se quatro concertos, também gratuitos, com a banda Dysfunktional, o Trio de Pedro Madaleno, a banda de Marco Santos e Fatsilla.

Na Tenda das Artes estará a exposição ‘Três Cabides em Ensaios sobre o Jazz’, haverá ‘workshops’ sobre cerâmica com o artista José Siphioni, em pintura com Romano Saraiva e desenho com José Gama.

A animação de rua estará a cargo dos Xaral’s Dixie e dos Omu Duo, grupo de animação circense que virá do México e seguirá depois para o Japão.

A anteceder o festival, no dia 20 de maio, realizar-se-á no Cineteatro de Porto de Mós um “concerto didático e interativo” para uma centena de alunos do ensino secundário, em colaboração com a Associação Portuguesa de Educação Musical (APEM) e a Associação Move Comunidades com o objetivo de sensibilizar os mais jovens para este estilo musical.