Cultura

Feira Internacional de Arte Contemporânea chega a Lisboa

A primeira edição da ARCOLisboa – Feira Internacional de Arte Contemporânea tem início esta quarta-feira (25) – para profissionais e quinta feira para o público em geral -, com a presença de 45 galerias de oito países, 18 delas portuguesas, que vão ficar na Cordoaria Nacional até 29 de maio.

Com organização da responsabilidade da Institución Ferial de Madrid (Ifema – Feria de Madrid), organizadora da ARCO Madrid, que fez em fevereiro 35 anos de existência, a ARCOLisboa será ponto de encontro de galeristas, artistas, colecionadores, curadores, além do público interessado na arte contemporânea.

O certame efetuará um percurso das correntes do século XX, até ao presente, através de obras de artistas como Joaquin Torres Garcia, Mario Merz, Dan Graham, Robert Barry, Julian Opie, Julião Sarmento, Joana Vasconcelos, Pedro Cabrita Reis, Juan Luis Moraza, Ignasi Aballí, Maria Loboda, Felipe Arturo, João Maria Gusmão e Pedro Paiva.

Também estarão representados os artistas do universo lusófono Ana Jotta, Manuela Marques, Carlos Bunga, Mário Macilau, Carlos Lobo, Vasco Araújo e Pedro Cabrita Reis.

No programa da ARCOLisboa está previsto um Fórum de Colecionismo e um Fórum de Instituições, abertos ao público, que terão lugar no espaço Torreão Nascente da Cordoaria, com a participação, entre outros, dos colecionadores Miguel Leal Rios e Armando Cabral.

Estes fóruns, segundo a organização, servirão para estabelecer o diálogo com outros colecionadores estrangeiros, e instituições como o Museu de Serralves, o Museu Calouste Gulbenkian, o Museu Coleção Berardo e a Kunsthalle Lissabon, com comissários e críticos vindos de todo o mundo.

As galerias selecionadas são a 3+1 Arte Contemporânea, Ángeles Baños, Anne Barrault, Baginski, Baró Galeria, Belo-Galsterer, Carlos Carvalho Arte Contemporanea, Caroline Pagès, Christopher Grimes, Cristina Guerra Contemporary Art, Espacio Minimo, F2 Galeria, Fernando Santos, Filomena Soares, Fonseca Macedo, Giorgio Persano, Graça Brandao, Horrach Moya e Jaqueline Martins.

A estas galerias juntam-se João Esteves De Oliveira, José De La Mano, Juana De Aizpuru, Knoerle & Baettig, Leandro Navarro, Leyendecker, Leon Tovar, Luciana Brito, Luis Adelantado, Luisa Strina, Maisterravalbuena, Mario Sequeira, Miguel Nabinho, Murias Centeno, NF, Nueveochenta, Parra & Romero, Pedro Cera, Pedro Oliveira, Pietro Sparta, Presença, Quadrado Azul, Slowtrack, Umberto Di Marino, Vera Cortes Art Agency e Vermelho.

A abertura da ARCOLisboa está prevista para quarta-feira, com apresentação exclusiva aos meios de comunicação, colecionadores e profissionais, às 17:00.

Está também previsto um programa de visitas a vários museus de Lisboa, nomeadamente o Museu Coleção Berardo, o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado, a Fundação Calouste Gulbenkian e o Museu Nacional de Arte Antiga, entre outros.

A abertura da ARCOLisboa está prevista com apresentação exclusiva aos meios de comunicação, colecionadores e profissionais, na quarta feira (25) pelas 17h00.

A Feira ARCOLisboa de arte contemporânea conta com o apoio do Ministério da Cultura de Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa e do Turismo de Portugal.