Cultura

Évora promove encontro de música ibero-americana

Até sábado, dia sete de maio, Évora transforma-se na “capital” da música ibero-americana com o evento EXIB Música, que “visita” Portugal pela primeira vez, “enchendo” a cidade de concertos, debates, documentários e encontros de profissionais da indústria musical.

A Expo Ibero-Americana de Música (EXIB Música), que vai na 3.ª edição – as duas primeiras decorreram em Bilbao, Espanha -, é promovida pela associação cultural EXIB Música, em coprodução com a empresa portuguesa Follow Art – Promoção Artístico-Cultural e com o apoio da Câmara de Évora e da Entidade Regional de Turismo do Alentejo.

Inserida nas comemorações do 30.º aniversário da classificação de Évora como Património da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), a iniciativa aposta nos temas da identidade e da diversidade cultural.

Évora, realçou a organização, é uma “cidade emblemática, caracterizada pelos seus valores culturais”, pelo que esta parceria “pretende promover e aumentar o diálogo intercultural e fortalecer a indústria musical da Ibero-América, num ambiente que valoriza particularmente a sua identidade”.

A cidade “acolhe, então, a música, expositores, debates, músicos e profissionais” do espaço ibero-americano, que engloba um total de 23 países, com concertos abertos ao público em geral e outras atividades fechadas, destinadas a representantes da indústria musical e a jornalistas especializados.

Com uma programação centrada no “estímulo da circulação das músicas ibero-americanas, no reconhecimento da diversidade das suas expressões, no compromisso dos seus conteúdos e no valor de cooperação como principal elemento no fortalecimento da indústria musical e cultural da Ibero-América e desta com o mundo”, o EXIB Música conta com um total de 15 pequenos concertos, a partir das 18h00 e até às 23h00, ao ar livre, na Praça do Giraldo e no Templo Romano, com as atuações de Nano Stern (Chile) Mariola Membrives (Espanha), Duarte (Portugal), Karyna Gomes (Guiné-Bissau), Kalakan (País Vasco), Lara Bello (Espanha) ou Jaqueline (Portugal).

Me Semé (Cuba), Projeto ALMA (Portugal), La Corrala (Espanha), Colectiva Corazón (Colômbia), Luiz Caracol (Portugal), Zaira Franco (México), C4 Trio (Venezuela) e Dona Jandira (Brasil) são os restantes artistas confirmados para os “showcases”.

“Estes concertos em espaço público constituem a face aberta de um evento que se constitui como um mega mercado especializado em música de expressão ibero-americana”, destacou a Câmara de Évora.

A partir das 23h00, diariamente, no Pátio do Palácio do Barrocal (INATEL), tem lugar o Espaço OFF do evento, com o EXIB a “abrir-se” a formações e a projetos musicais de raiz tradicional do concelho de Évora.

Já o programa para profissionais credenciados, no Palácio de D. Manuel, inclui, entre outras iniciativas, micro-conferências de apresentação de projetos e livros, tertúlias, documentários de vários países ibero-americanos e encontros de jornalistas e de profissionais da música.