Atualidade

Europeus e refugiados quebram barreiras com contacto visual

Homens e mulheres, jovens e menos novos, europeus e refugiados frente a frente, durante quatro minutos de contacto visual. A experiência foi promovida pela Amnistia Internacional da Polónia e o vídeo com os resultados finais já se tornou viral.

“Quatro minutos de contacto visual aproximam mais as pessoas do que qualquer outra coisa.” Foi sobre esta teoria do psicólogo Arthur Aron que se desenvolveu esta campanha de sensibilização para a crise de integração dos refugiados sírios e somalis.

Gravado em Berlim, este vídeo foi feito em parceria com a agência DDB&Tribal. A título de curiosidade, refira-se que nenhum dos protagonistas sabia ao que ia e que, entre os europeus, há pessoas naturais da Polónia, Reino Unido, Alemanha, Itália e Bélgica.

No primeiro impacto, nota-se um certo incómodo pela situação, mas passado alguns segundos tudo muda entre os intervenientes, verificando-se uma natural aproximação entre as partes. Surgem os primeiros sorrisos, algumas lágrimas também, e até a troca de palavras.

No final da experiência, intitulada por “Look Beyond Borders”, o objetivo é plenamente alcançado, com todos os participantes a assumirem a sensação de amizade que já nutriam pela pessoa com quem trocaram olhares.