Saúde & bem-estar

Estudo mostra que “boa parte dos cancros pode ser prevenida”

O cancro é uma proliferação anormal das células, que ocorre quando nascem novas células sem que as “velhas” desapareçam, criando uma espécie de conflito que dá origem ao tumor, que pode ser benigno ou maligno.

Embora a genética esteja na origem de uma boa parte dos tipos de cancro, sabe-se, agora, que o estilo de vida é um dos principais impulsionadores da doença. Conta um estudo da Universidade de Harvard que uma boa parte dos cancros pode ser evitada com a adoção de práticas saudáveis e seguras.

Mais concretamente, diz o estudo publicado na JAMA Oncology e que analisou 46.339 homens e 89.571 mulheres saudáveis e 73.040 homens e 34.608 mulheres ‘em risco’, 20% a 40% dos cancros tem origem em maus hábitos, como a alimentação desequilibrada (na maior parte das vezes por excesso, seja de sal, de gordura e/ou de açúcar), a falta de exercício físico, o tabagismo e a exposição solar excessiva e desprotegida.

Por seu turno, os bons hábitos podem retardar ou mesmo prevenir as mutações nas células-tronco, ou seja, prevenir o cancro.

Embora a origem da doença seja completamente aleatória e dependente de uma série de fatores (especialmente genéticos) a prevenção diária e sempre recomendada.