Atualidade

“Chuva de estrelas” para apreciar esta madrugada

Começou no início desta semana, mas vai ser esta noite que a Eta Aquárida, uma chuva de meteoros, atinge o auge, com o maior número de estrelas cadentes que se pode apreciar por hora.

Este fenómeno caracteriza-se pelo aparecimento de partículas do tamanho de um grão de areia, provenientes do famoso comenta Halley, que gira em torno do sol em cerca de 76 anos, aproximadamente.

Apesar de Halley estar agora nas profundezas do sistema solar exterior (não volta ao planeta Terra até 2061), podemos ver os restos da sua cauda em toda a atmosfera. Esta será a chuva de estrelas mais importante da Primavera. Chama-se Eta Aquárida porque estes meteoros são provenientes da constelação de Aquarius, muito perto da estrela Eta.

Os observadores no hemisfério norte podem ver cerca de 20 meteoros por hora, com boas condições de visibilidade, “no entanto, na noite de 5 para 6 de maio espera-se que essa frequência suba até às 60 estrelas cadentes por hora”, conforme explica o astrónomo do Observatório Astronómico Nacional, Francisco Colomer.

Para quem gostaria de assistir a este espetáculo único, os especialistas aconselham a que se afastem das grandes cidades, de forma a evitar a luz urbana e assim observar melhor o céu. A melhor hora para assistir a este fenómeno será entre as 3 e as 6 horas da madrugada, no entanto, e tendo em conta as condições climatéricas, que preveem muitas nuvens acompanhadas de chuva, não será fácil conseguir ver a “chuva de estrelas” em boas condições.