Atualidade

Björk leiloa parte das suas peças de roupa para financiar o seu próximo álbum

A artista islandesa, de 50 anos, anunciou no passado mês de março que já estava a trabalhar, juntamente com o produtor venezuelano Arca, num novo álbum. Agora, soube-se como pretende financiar esse novo projeto.

Com uma personalidade vincada pela excentricidade, Björk destacou-se na música, mas o seu estilo sempre influenciou o mundo da moda. Parte do seu guarda-roupa, por exemplo, chegou a ser exposto, em 2014, no Museu da Arte Moderna (MoMA), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Agora, algumas dessas peças vão a leilão com o intuito de recolher fundos para o álbum que pretende lançar.

Esse novo trabalho, já garantiu a própria cantora, será bem mais alegre do que o anterior. Björk considerou que “Vulnicura”, lançado em 2015, foi uma “ida ao inferno”, pois está marcado pela separação do seu companheiro de longa data, o artista nova-iorquino Matthew Barney, com quem ainda luta nos tribunais pela custódia de Isadora Bjarkardóttir Barney, a filha de ambos, de apenas 13 anos.

“O novo álbum será o regresso ao paraíso e à utopia”, prometeu Björk que não olha a meios para regressar com impacto ao panorama musical.

Por isso, leiloará alguns dos modelos que foi usando ao longo da sua carreira, como aquele que foi criado por Jeremy Scott, “Angel” de seu nome, e que usou na tournée mundial que fez entre os anos de 1997 e 1998.

Na coleção que vai a leilão também não faltam modelos que foram criados propositadamente para a cantora por estilistas como Jean Paul Gaultier ou o falecido Alexander McQueen.

A base de licitação das peças da islandesa situam-se entre os 1750 e os 20 mil euros.

Veja agora algumas imagens reveladoras do cariz excêntrico de Björk: