Atualidade

Apneia do sono

Definição e tipos de Apneia do Sono

Definição:

A Apneia do sono é uma desordem caracterizada pela redução ou pausa do respirar (fluxo de ar) durante o sono, sendo bastante comum nos adultos e raro nas crianças. Simplificando, a apneia ocorre quando a pessoa pára de respirar por 10 segundos ou mais.

É por isso importante saber que se parar de respirar completamente ou diminuir em 25% o respirar normal por um período acima dos 10 segundos ou mais, tem seguramente apneia. Outras definições de apneia incluem um abaixamento de 4% no oxigénio no sangue, como resultado direto da redução da transferência de oxigénio no sangue quando a respiração pára.

A apneia ocorre normalmente durante o sono, e quando acontece, o sono é interrompido devido ao inadequado respirar e níveis de oxigénio pobre no sangue. Algumas vezes, isto significa que a pessoa acorda completamente, enquanto em outras, significa que a pessoa entrou num nível profundo e baixo de sono.

A apneia é usualmente medida durante o sono (preferencialmente em todos os estados de sono) por mais de 2 horas. Uma estimativa da severidade da apneia é calculada dividindo o número de apneias pelo numero de horas de sono, obtendo-se um índice de apneia (IA de apneias por hora); Quanto maior o AI, mais severa é a apneia.

Tipos de apneia do sono:

Existem 3 tipos de apneia do sono: apneia do sono central (ASX); apneia do sono obstrutiva (ASO); apneia do sono mista (ASM).

Durante o sono, o cérebro dá instrução aos músculos para respirar. A apneia do sono central (ASC) acontece quando o cérebro não envia o sinal aos músculos para respirar, e não há por isso esforço muscular para ter respiração.

A apneia do sono obstrutiva (ASO) ocorrer quando o cérebro envia o sinal aos músculos e estes fazem um esforço para respirar, não tendo contudo sucesso porque as vias aéreas respiratórias ficam obstruídas e evitam o adequado fluxo de ar.

A apneia do sono mista (ASM) ocorre quando há simultaneamente apneia do sono central e apneia do sono obstrutiva.
Dr. António Reis – Diretor Clínico

Tlm: +351 937522504

www.newoneclinic.com

logo