Lifestyle

A nossa sugestão para este fim de semana – Castelo de Paiva

O fim de semana está a chegar e a Move Noticias quer ajudá-lo a aproveitar da melhor forma os momentos de descanso.

Assim, o destino que propomos esta semana é Castelo de Paiva. Nas encostas do rio Douro vai encontrar toda a tranquilidade que precisa, adornada pela mais bela paisagem que alguma vez poderia encontrar.

Isto para já não falar nos maravilhosos petiscos e vinhos que poderá saborear a contemplar esse maravilhoso cenário. Mas já lá vamos.

Antes de tudo, a sugestão que lhe damos para pernoitar e explorar é o Hotel Eurostars Rio Douro que, para além da privilegiada vista, irá ‘encher-lhe as medidas’ a cada pormenor.

Uma obra projetada pelo arquiteto João Pedro Serôdio, a forma do hotel é, toda ela, uma homenagem aos emblemáticos socalcos de vinhas trabalhados pelo homem ao longo dos séculos nas margens do Douro.

O hotel dispõe de 42 quartos modernos, com uma fantástica luz natural e uma vista panorâmica (maravilhosa, diga-se) sobre o rio Douro. O Eurostars Rio Douro dispõe também de um spa com piscina interior, sauna e todos os serviços de massagem e beleza.

Entre outras instalações, essa unidade hoteleira dispõe de uma marina com capacidade para 26 embarcações, um restaurante panorâmico de gastronomia local, 3 cafetarias (receção/spa/marina) e um ginásio.

Os acessos estão totalmente adaptados para as pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Depois de uma tarde passada na piscina exterior, acompanhados com um dos deliciosos cocktails preparados no bar do hotel, prepare-se para jantar.

Aqui a opção é vasta… Mas a nossa publicação aconselha-o a experimentar o rústico restaurante Casa de S. Pedro.

Num ambiente familiar poderá degustar os melhores petiscos da região, com especial destaque para a carne. Experimente os Miminhos de Boi e prometemos-lhe que não se vai arrepender. Ainda assim, a variedade na lista é imensa, dando também destaque ao peixe.

Para acompanhar aventure-se numa garrafa de vinho verde da região e relaxe.

Todavia, o leque de sugestões para as suas refeições em Castelo de Paiva é alargado, pelo que sugerimos ainda o Restaurante O Geraldo (onde se pode apaixonar pelo deliciosa vitela assada ou o bacalhau à Geraldo); o Restaurante D. Amélia (a cabidela, o anho ou o cabrito assados no forno são imperdíveis. Não se esqueça é de fazer a reserva…).

Para passear, a região continua a ter muito para lhe oferecer.

No fim de semana, como o tempo não vai estar muito convidativo a passeios, com alguma chuva pelo meio, sugerimos que desfrute a paisagem do Douro num passeio de carro, passando, por exemplo, pelo lugar de Midões e de Gondarém.

Essas duas localidades têm uma beleza muito característica das aldeias serranas. Gondarém, local propício a passeios pedestres, sobressai pelo conjunto de casas construídas em xisto, enquanto Midões está situado numa encosta com uma paisagem marcada pela muita vinha de enforcado existente. De ambas as aldeias, a vista sobre o Douro é deslumbrante.

O Monte de S. Domingos é outro dos sítios imperdíveis para visitar em Castelo de Paiva. Um miradouro natural rodeado por profundos vales onde correm os rios Arda e Douro. Um excelente local para admirar a paisagem, onde o verde cobre a montanha e lhe dá vida.

Aqui existem várias mesas e bancos para convívio e piqueniques, bem como zonas relvadas e arborizadas com muita sombra. Um local ideal para passar bons momentos com a família.

Estes são apenas alguns dos motivos pelos quais aconselhamos a ir… e a desfrutar Castelo de Paiva.