Saúde & bem-estar

Vitamina D faz bem ao coração

Uma dose diária de vitamina D melhora a função cardíaca em pacientes com insuficiência cardíaca.

A conclusão é de um estudo apresentado segunda-feira durante o 65º Congresso do Colégio Americano de Cardiologia, realizado em Chicago, nos Estados Unidos.

Estudos anteriores já relacionaram a deficiência de vitamina D – cuja produção está associada à exposição ao sol – com a insuficiência e outros problemas cardíacos. Mas este é o primeiro a mostrar que a suplementação da vitamina nestes pacientes pode, de fato, melhorar a função cardíaca.

Para chegar ao resultado, pesquisadores da Universidade de Leeds, na Grã-Bretanha, realizaram uma experiência com 160 pacientes com insuficiência cardíaca que já estavam sob algum tratamento e uso de medicamentos. Durante o período de um ano, os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro recebeu doses diárias da vitamina, enquanto o segundo tomou um placebo.

Após esse período os participantes foram submetidos a exames que mediam a função cardíaca. Os resultados mostraram que aqueles que tomaram a vitamina tiveram uma melhora considerável na fração de ejeção – quantidade de sangue bombeada pelo coração a cada batimento, enquanto o outro grupo não registrou nenhuma mudança.

Em geral, a fração de ejeção de uma pessoa saudável fica entre 60% e 70%. Nos pacientes do estudo, a média de fração de ejeção no início da experiência era de apenas 26%. Após a suplementação, a função de bombeamento dos participantes que tomaram a vitamina D subiu para 34%.