Saúde & bem-estar

Sabia que o intestino é “o segundo cérebro”?

Sabia que o intestino é capaz de interferir com o nosso humor e defender o organismo de dezenas de doenças?

O controlo da digestão não é a única função do intestino, ele tem também um papel determinante na defesa do organismo. Por esse motivo, a EMAC – Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto, vai promover um curso dedicado à Saúde Intestinal, já no próximo fim de semana, dias 16 e 17 de abril.

À semelhança do nosso cérebro, o intestino humano possui milhões de células nervosas que atuam como neurónios, capazes de interferir com todo o nosso organismo. Estas produzem, por exemplo, 95% da serotonina existente no nosso corpo, substância responsável pela sensação de bem-estar.

É também no intestino que se concentra 80% das defesas do corpo humano, um verdadeiro exército no combate às ameaças exteriores, o que o torna num órgão fundamental na prevenção de doenças noutros órgãos ou sistemas do corpo humano. É uma espécie de “anjo da guarda”, protegendo-nos e alertando-nos para falhas ou desequilíbrios na nossa saúde.

Por outras palavras, os intestinos também pensam, decidem e executam tarefas tal e qual um cérebro. Por isso, adotar uma alimentação equilibrada, livre de produtos processados e que privilegie alimentos ricos em fibra, mastigar bem e com calma os alimentos e ingerir muita água previne o aparecimento de distúrbios como digestões lentas, inchaço abdominal ou trânsito intestinal lento.

Estas e outras dicas estarão em análise do curso de Saúde Intestinal, que será orientado pelo especialista espanhol Jesus Sanchis, especialista em Nutrição Humana e Dietética e um dos nutricionistas mais mediáticos da atualidade, e pela espanhola Lucia Cuevas, nutricionista e naturopata com vários trabalhos desenvolvidos na área da Nutrição Terapêutica. Ambos estarão pela primeira vez em Portugal, em exclusivo para este momento.

O curso acontece no fim de semana de 16 e 17 de abril nas instalações da EMAC, no Porto e é destinado a profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, naturopatas, osteopatas, entre outros) e todas as pessoas com interesse em aprender mais sobre o papel do intestino na saúde. As inscrições ainda se encontram a decorrer, mas as vagas são limitadas.