Saúde & bem-estar

Os seus ouvidos estão de boa saúde?

Com o Dia Mundial da Saúde à porta (7 de abril), impõe-se a pergunta: “Os seus ouvidos estão de boa saúde?”. Isto porque, este ano, a Organização Mundial de Saúde (OMS) decidiu dedicar a efeméride à diabetes, doença que, de acordo com vários estudos, tem uma influência direta na perda da capacidade auditiva. Embora esta “relação” (de causa e efeito) não seja considerada “oficial” pela OMS, a verdade é que está provado que dois em cada três diabéticos sofrem de perda auditiva.

Assim, a GAES – Centros Auditivos relembra, pois, a importância da prevenção como palavra de ordem na saúde auditiva. Desengane-se se pensa que só deve submeter-se a um rastreio aos ouvidos quando sentir que a idade “já pesa”. Cuidar da saúde da audição é uma medida preventiva básica para evitar que surjam transtornos auditivos no futuro. Por isso, do que está à espera para se dirigir ao centro auditivo mais próximo? Nem que seja para confirmar que a sua audição está “de boa saúde”.

“Ainda que existam sinais de alerta que possam indiciar que se sofre de perda auditiva, como pedir para repetir algumas palavras ou ter dificuldade em entender ao telefone, a verdade é que só um exame auditivo permite valorizar as alterações da audição, através de estímulos acústicos. A realização de uma audiometria permite determinar se sofre de perda auditiva, de que tipo é, e o grau de afetação”, afirma Alexandra Marinho, audiologista da GAES – Centros Auditivos. “A maioria das pessoas vai ao dentista ou ao oftalmologista com frequência, mas a inspeção aos ouvidos e à capacidade auditiva é muitas vezes esquecida”, conclui.

Alertado para as consequências, dê ouvidos ao mote e faça um rastreio à sua saúde auditiva mas antes faça um pequeno teste, respondendo “sim” ou “não” às seguintes questões:

-É frequente pedir para lhe repetirem as palavras?;
-Sente-se tenso porque lhe custa entender uma conversa?;
-É-lhe difícil entender o que dizem ao telefone?;
-Costuma aumentar o volume da televisão quando comparado com os seus familiares ou amigos?;
-Tem a impressão que as pessoas à sua volta murmuram?;
-O ruído do tráfego incomoda-o ao ponto de se sentir inseguro?;
-Sentiu ou costuma sentir zumbidos?;
-Tem dificuldade em ouvir as vozes das crianças?

Se respondeu “sim” a todas/várias perguntas, existem indícios de perda auditiva. Consulte um médico especialista otorrinolaringologista ou dirija-se a um centro auditivo especializado o mais cedo possível, para que lhe seja indicada a solução mais adequada para si.