Saúde & bem-estar

O que o riso diz sobre a vossa amizade?

Um grupo de cientistas da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos Estados Unidos, acredita ter encontrado o elemento que comprova se uma amizade é verdadeira ou não: o riso.

De acordo com a pesquisa, que foi conduzida pelo especialista em comunicação Greg Bryant e publicada no Proceedings of the National Academy of Sciences, “não importa onde aconteça mas se alguém ouve duas pessoas a rir, presume-se que são amigas”, principalmente se elas forem do sexo feminino.

Para chegar a esses resultados, os cientistas da UCLA gravaram 48 áudios de estudantes da Universidade da Califórnia em Santa Cruz, nos Estados Unidos, a rir. Alguns dos indivíduos eram amigos, outros não.
Na etapa seguinte, os pesquisadores reproduziram os áudios para 966 pessoas de diferentes partes do mundo. Em 61% dos casos, os participantes conseguiram identificar quais áudios eram de pessoas amigas, índice que foi para 80% quando os risos pertenciam a duas mulheres.

Bryant e sua equipa afirmam que as experiências realizadas mostram que os risos trocados entre amigos costumam ser mais espontâneos, de forma que mesmo pessoas de diferentes lugares do mundo conseguem identificar.

Os cientistas sugerem ainda que o riso pode ter tido um papel na forma que humanos colaboram uns com os outros. “Em espécies altamente cooperativas como as nossas é importante para indivíduos identificarem alianças sociais corretamente”, afirmou Bryant. “Se o riso ajuda as pessoas a alcançar esse objetivo, é possível que tenha tido um papel no desenvolvimento da comunicação social, e na sua relação com interações cooperativas”, conclui.