Atualidade

Lídia Franco: “Quando me olho ao espelho penso que é a minha mãe”

Com 72 anos, a atriz é, desde há muitos anos, um ícone de beleza nacional.

De brilho no olhar e sorriso fácil, Lídia Franco confessa sentir-se “melhor pessoa do que há uns anos atrás”.

Ainda que as rugas naturais da idade se façam ver, a atriz mostra-se orgulhosa das marcas do tempo e afiança ainda não ter feito nenhuma plástica. “Penso não fazer”, confessa, justificando a decisão com o facto de ter na representação a sua fonte de rendimento. “Sou atriz e as plásticas tiram, sem dúvida, a expressão”, sublinhou após a conferência da L’Oreal, “A Beleza não tem idade”, com a presença da ilustre “colega”, Jane Fonda.

“Cheia de energia” Lídia, que está a gravar a trama da TVI “A única Mulher”, não se revê na imagem que o espelho lhe dá: “Adoro viver e muitas vezes esqueço-me da idade que tenho – a não ser quando as dores nos ossos se fazem sentir -, de tal forma que, pela manhã quando me levanto e depois de andar pela casa toda saltitante, olho-me ao espelho e penso que estou a olhar para a minha mãe”.

No entanto, assume “orgulhosamente” o seu ano de nascimento e lamenta que em Portugal a vida seja “tão ingrata” para quem abraça a representação, em particular quando se é mulher: “De uma maneira geral quando envelhecemos deixamos de ter tantas solicitações, e por cá é tudo elevado ao cubo!”

Dona de uma vitalidade contagiante renasceu – mais uma vez – há cerca de três anos, com a chegada do primeiro neto, Alfredo. “Ele é a paixão da minha vida”, assegurou a atriz que sempre que lhe é possível, ruma para perto do petiz.

lidia