Atualidade

Jorge Pina carimba passaporte para o Rio de Janeiro

O atleta português conquistou a medalha de bronze na Maratona de Londres, garantindo presença nos Jogos Paralímpicos do Rio2016. Jorge Pina terminou a prova em 2:42.19 horas, a quase nove minutos do vencedor, o japonês Yutaka Kumagai.

A medalha qualificou o maratonista automaticamente para a prova que se realiza em setembro no Brasil, pois era um dos critérios previstos.

Campeão nacional de pugilismo, Pina retirou-se dos ringues após perder 90% da visão. Dedicou-se ao atletismo e esta será a sua terceira participação paraolímpica, depois de Pequim2008 e Londres2012.

Também em Londres, Jéssica Augusto alcançou os mínimos para os Jogos Olímpicos do Rio, com 2:28.53. Ficou em 10.° na prova, mas o tempo coloca-a em quarto nas vagas portuguesas para o tão desejado evento.

image4

Jéssica tem à frente Sara Moreira, Dulce Félix e Filomena Costa, que ocupam a cota de três atletas apuradas para a prova da Maratona.

Mãe há cerca de um ano, a atleta do Sp já não tem outra oportunidade para melhorar o tempo e agora só lhe resta esperar pela decisão final da Federação Portuguesa de Atletismo e possível “repescagem”.