Saúde & bem-estar

Estudo comprova relação entre horas de sono e risco de acidentes nos jovens

Segundo um estudo divulgado pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, os adolescentes com idade entre 14 e 17 anos que dormem menos de sete horas por noite apresentam mais comportamentos de risco, em comparação com seus pares que têm mais de nove horas de sono.

Pesquisadores do CDC analisaram informações de 50.370 estudantes do ensino secundário e descobriram que aqueles que dormiam menos de sete horas por noite eram mais propensos a ter atitudes arriscadas, nomeadamente andar de bicicleta sem capacete, não usar cinto de segurança, viajar num carro cujo motorista está alcoolizado, conduzir alcoolizado e enviar mensagens através do telemóvel enquanto conduz.

A associação ainda terá de ser aprofundada em novos estudos. Sabe-se, no entanto, que a falta de sono prejudica a memória, afeta o desempenho físico e altera o humor.

Atualmente o CDC recomenda que adolescentes com idade entre 14 e 17 anos durmam entre oito a dez horas por noite. Embora este seja apenas um estudo observacional, pesquisas anteriores já mostraram relações entre a falta de sono e o desenvolvimento de problemas em jovens. Tanto que, em 2014, a Academia Americana de Pediatria recomendou que as aulas comecem mais tarde para que os alunos consigam dormir o suficiente.