Saúde & bem-estar

Dia Mundial da Voz assinalado com espetáculos e rastreios gratuitos

A prevenção e o diagnóstico precoce continuam a ser a melhor arma para combater o cancro da laringe, cuja prevalência em Portugal está a aumentar. As comemorações do Dia Mundial da Voz – a 16 de abril -estendem-se pelos próximos três dias com rastreios gratuitos, espetáculos e consultas comparticipadas.

Antecedendo a efeméride e, para sensibilizar a população para o flagelo das doenças relacionadas com a temática e apostando na prevenção, o Hospital CUF Porto vai realizar hoje (15 de abril, sexta-feira) uma Avaliação das Patologias da Voz. Das 15h00 às 19h00 a iniciativa estará aberta a toda a população, carecendo de marcação obrigatória.

Igualmente, até ao dia 16 de abril, todos que se dirigirem à Unidade da Voz do Hospital Egas Moniz, no edifício central de consultas externas, no piso 1, serão atendidos por um médico da especialidade. Entre as 9h30 e as 18 horas, exceto no sábado que termina ao meio-dia. As pessoas inscrevem-se no local e serão chamadas por ordem de chegada.

“Quem usa a voz como ferramenta de trabalho, como atores, cantores, locutores, professores, vendedores ambulantes, rececionistas, entre outros, à partida terão prioridade”, afirma Clara Capucho. Os rastreios são acompanhados de pequenas atuações.

Paulo Pires irá representa um trecho de uma peça que coloca os diferentes usos da voz em evidência, pelas 15h00 desta sexta-feira.

Paulo Pires

O programa inclui ainda a estreia da peça “A Voz no Espaço de Representação”, no Teatro Ibérico, às 21h30. “Será um espetáculo dedicado à procura da nossa identidade vocal”, diz Luís Madureira, professor voluntário na Unidade da Voz do Hospital Egas Moniz e tenor que apresenta e conduz a peça. Sobem também ao palco os cantores Miguel Gameiro, Miguel Ângelo, Nuno Guerreiro, Paulo de Carvalho e Agir, Emanuel, Olavo Bilac, Anjos, Gonçalo Tavares, o tenor Jorge Baptista da Silva, a soprano Ana Madalena Moreira e a atriz Eunice Muñoz. Nessa noite, os Serviços Sociais da Câmara Municipal de Lisboa e a Fundação GDA – Gestão dos Direitos dos Artistas assinam o protocolo que permitirá aos artistas terem consultas de voz, com laringoscopia incluída, a preços comparticipados pela Fundação.

De ressalvar que Portugal é o terceiro país europeu com maior incidência de cancro da laringe e, por isso, torna-se fundamental alertar a população para eventuais alterações na voz, o que ajuda ao diagnóstico precoce das doenças vocais.