Saúde & bem-estar

Dermatologista revela quais os piores hábitos para a pele

Erin Gilbert, conceituada dermatologista Americana, reconhecida pelo seu trabalho ao nível de cuidados faciais, divulgou num vídeo, no Tech Insider, quais os hábitos mais comuns praticados, que ao invés de fazerem bem, acabam por prejudicar a sua pele.

Para Erin, há quatro comportamentos tendência que “a tiram do sério” quando assunto são cuidados dermatológicos:

Tratar a pele de forma severa: O uso de toalhas muito ásperas ou escovas de limpeza facial é, segundo a dermatologista, demasiado agressivo para a pele e poderá ter um efeito abrasivo. Por outro lado, a esfoliação em excesso poderá levar a estados de vermelhidão, inflamação ou até escurecimento da pele, especialmente em pele naturalmente mais escuras.

Caro não é sinónimo de bom: A especialista alerta para ao facto de não existir a necessidade de comprar produtos muito dispendiosos, em particular na adolescência, altura em que basta usar “o básico” para garantir a boa manutenção da pele, evitando também o uso precoce de produtos anti-idade ou anti-rugas, porque pode ter um efeito bastante negativo na pele.

O uso de remédios caseiros: Apesar de revelar que é adepta de abordagens naturais, Erin alerta que quando se usam misturas caseiras com álcool, para secar uma borbulha, por exemplo, estará a provocar ainda mais inflamação e irritação na pele.

Não usar protetor solar: A dermatologista explica que o uso de protetor não é levado a sério pela grande maioria da sociedade. No entanto, esta prática diária poderá fazer uma grande diferença na sua pele “a longo prazo” atrasando os sinais de envelhecimento, conclui a dermatologista.