Moda

Depois da cortiça, marca portuguesa lança ténis feitos de ananás

Fundada em 2008 por Paula e Alejandro Pérez, a NAE (“no animal explotation”) é uma marca portuguesa de calçado que tem uma “filosofia vegan e ecológica”.

“Os nossos sapatos são fabricados a partir de materiais ecológicos, amigos do ambiente e, claro, sem recorrer a materiais de origem animal”, explicou recentemente Paula Pérez.

Até há data de lançamento da marca, a maior ligação dos fundadores da NAE aos valores que hoje os guiam nos negócios, baseavam-se no facto de Paula ser vegan e não usar peles. A experiência levou-a a perceber que existia uma lacuna no mercado, pois não “existia nenhuma marca que não utilizasse pele e oferecesse peças com design e qualidade”.

Com uma aposta clara no mercado do calçado, a marca portuguesa utiliza sobretudo borracha natural, cortiça, linho e algodão orgânico, para além de micro fibras biodegradáveis.

No entanto, na última coleção, os responsáveis pela NAE vão mais longe e acabam de lançar dois modelos de ténis cujo tecido é feito a partir de fibras de folha de ananás.

Este material é conseguido através dos desperdícios agrícolas e original das Filipinas, “sem utilização extra de terra, água, ou necessidade de fertilizantes ou pesticidas”.

A NAE tem loja online, um espaço no LX Factory, em Lisboa, e está presente em várias lojas multimarca por todo o país e no estrangeiro. Os preços variam entre os 50 euros (para os modelos mais simples, como sandálias) e os 150 euros e os produtos são todos fabricados em Portugal.