Lifestyle

Chega a Portugal uma cerveja própria para celíacos

Damm acaba de lançar em Portugal Daura Damm, a cerveja sem glúten mais premiada do mundo. Apta para celíacos e para todos os adeptos de um estilo de vida saudável, esta bebida tem o mesmo sabor que uma cerveja normal.

É uma cerveja leve e refrescante, com teor alcoólico de 5,4% e ingredientes 100% naturais. Possui uma cor dourada e um aroma frutado, completado com o seu sabor a cereais e a lúpulo. Um conjunto de características que vão despertar o paladar dos mais exigentes e que procuram uma cerveja mais saudável e de sabor agradável.

Em 2006, fruto da investigação desenvolvida pelos Mestres Cervejeiros da Damm e a Unidade de Glúten do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), Damm criou Daura Damm, uma cerveja isenta de glúten que preserva o sabor e as características de uma cerveja normal. Daura Damm tem a garrafa identificada com o símbolo da espiga cortada e a menção “isenta de glúten” e em Portugal uma parceria com a Associação Portuguesa de Celíacos (APC).

_C6A7763

De acordo com a APC, existem em Portugal dez mil casos de celíacos diagnosticados, mas estima-se que este número possa atingir entre 70 a cem mil pessoas. A crescente preocupação com uma dieta mais equilibrada, leva ainda muitas pessoas a procurarem alternativas à sua alimentação habitual e a optar por produtos isentos de glúten.

“Até há pouco tempo, o ato de desfrutar de uma cerveja em convívio com os amigos era impossível para um celíaco, mas Daura Damm veio revolucionar a vida destes consumidores. Acompanhando as tendências do mercado e exigências dos consumidores, não só dos celíacos, mas também daqueles que seguem dietas sem glúten, Damm introduziu em Portugal uma cerveja que colmata as duas necessidades.” refere Elsa Cerqueira, Marketing Manager Damm.

_C6A8499

Daura Damm tem sido alvo de inúmeras distinções internacionais, sendo neste momento a cerveja sem glúten mais premiada do mundo. Ganhou por 4 vezes (2014, 2011, 2009 e 2008) o prémio de “Melhor cerveja isenta de glúten do mundo” nos World Beer Awards em Londres; o prémio “Superior Taste” do International Taste & Quality Institute de Bruxelas (2013); Duas Medalhas de Ouro consecutivas (2012 e 2011) na categoria de “Cerveja Lager isenta de glúten” dos World Beer Championships organizados pelo Beverage Testing Institute; Medalha de prata nos Australian International Beer Awards (2012); Medalha de Ouro no Internacional Beer Challenge em Londres (2011); Medalha de Ouro nos World Beer Championships nos EUA (2015).

Os passos da produção de Daura Damm são muito semelhantes aos das cervejas lager, mas Damm promove a hidrólise de proteínas para garantir que tem menos de 3 ppm de glúten. Para garantir a qualidade é sempre enviada para análise do CSIC uma amostra de todos os lotes produzidos.

Atualmente está disponível nos hipermercados Continente, no Auchan e no canal SABORISTA em pack de seis de 0,33L.