Atualidade

Aprovado processo de “impeachment” contra Dilma Rousseff

O resultado da votação deste domingo (17) indicou que a voz do povo brasileiro ganhou, o pedido de abertura de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT) foi aprovado.

Após seis horas de votação, ficaram aprovados 367 votos a favor do impeachment, 137 contra, 7 abstenções e 2 ausentes. Para ser aprovado na Câmara, o processo dependia do voto de no mínimo 342 dos 513 deputados, ou dois terços do total.

Na história brasileira, esta é a segunda vez que o processo de impedimento de um presidente da República recebe o aval da Câmara dos Deputados. A primeira foi em 29 de setembro de 1992, quando o então presidente Fernando Collor de Mello, do PRN, teve o seu pedido de afastamento acolhido com o voto de 441 deputados.

Agora, caberá ao Senado definir se a presidente permanece ou não no cargo.
No Senado, será criada uma comissão especial que irá avaliar o pedido de impeachment e que terá a responsabilidade de se pronunciar a favor ou contra. Esse parecer será então votado, sendo que nesse caso será necessária uma maioria simples, 41 senadores (são 81), para que seja instaurado o processo.
Caso isso aconteça Dilma Rousseff será suspensa, sendo a presidência assumida por Michel Temer, o vice-presidente.

O julgamento, que será presidido pelo presidente do Supremo Tribunal Federal. Ricardo Lewandowsky pode levar 180 dias. Se ultrapassar esses 180 dias Dilma reassumirá a presidência.