Atualidade

Andy Wachowski aparece pela primeira vez como mulher

Aproximadamente um mês depois de ter anunciado a mudança de sexo, o cineasta norte-americano Andy Wachowski, de 48 anos, (responsável por filmes como a saga Matrix) fez a sua primeira aparição pública como Lilly e decidiu falar sobre o processo ao qual foi submetida.

No passado sábado (dia 2 de abril), subiu ao palco do 27º GLAAD Media Awards – uma gala dedicada às produções de cinema e TV  – que dá particular destaque a pessoas que assumem as suas escolhas sexuais – para receber o troféu de melhor série dramática por “Sense8”, criada em conjunto com a sua irmã Lana (outrora Larry) que, também mudou de sexo, oito anos antes.

Lilly aproveitou a oportunidade para fazer um discurso sincero, bem humorado e emocionante sobre seu processo de transição.

“Esta noite é uma combinação de eventos confluentes para mim. Percebi isso pouco depois de ter recebido o convite para o evento desta noite”, disse. “Uma repentina sincronia entre tempo e espaço, que inclui o aniversário de Ligadas pelo Desejo (primeiro filme das Wachowski), o Dia da Visibilidade Trans, o Dia Internacional da Mulher e o Dia da Torta. Tudo aconteceu no período de um mês, incluindo a minha própria saída do armário, com a ajuda de pessoas fabulosas, e ainda outras extremamente sensíveis e simpáticas do Daily Mail”, brincou lançando farpas ao tablóide inglês.

Lily salientou ainda que, embora a sua obra com a sua irmã aborde os conceitos de transformação e identidade, “a essência de todas as ideias é o amor”. “Em alguns sentidos, isso é um fardo, mas sei que alguma vez teria que fazer isso, e quis fazê-lo de modo a ajudar a maior quantidade possível de pessoas”, sublinhou durante o discurso.

No evento esteve também Caitlyn Jenner que se submeteu à cirurgia de mudança de sexo no último ano. Até então Caitlyn era Bruce, padrasto de Kim Kardashian.

Lilly Wachowski antes e depois da mudança de sexo
Lilly Wachowski antes e depois da mudança de sexo