Televisão

Amadeo de Souza Cardoso recordado na RTP

Um olhar sob o percurso do pintor português chega hoje (20 de abril) à RTP, em estreia mundial, num documentário inédito realizado pelo luso-francês Christophe Fonseca emitido pela RTP1.

Um documentário que se propõe descobrir a obra fulgurante do pintor português do qual se diz que é “o segredo mais bem guardado do primeiro modernismo”. Considerado como um dos artistas mais talentosos da sua geração, íntimo de Modigliani, Brancusi e do casal Sonia e Robert Delaunay, Amadeo de Souza Cardoso expôs em Berlim, Paris e na Armory Show, em Nova Iorque, ao lado dos maiores do seu tempo: Braque, Picasso, Duchamp, Matisse, Kandinsky e Léger, sempre recusando qualquer etiqueta. Ele conhece em vida um grande sucesso da crítica, mas a sua morte precoce mergulhou-o no esquecimento durante mais de 50 anos.

Este documentário foi realizado no âmbito da exposição que o Grand Palais, em Paris, dedica ao artista nacional, que abre ao público no próximo dia 20 de abril, data em que a RTP1 emite este filme documental. Amadeo de Souza Cardoso: O último segredo da arte moderna tem uma narrativa biográfica e inclui a história das investigações recentes sobre o artista português.

Ao longo de 52 minutos – com início às 21h00 – “Amadeo de Souza Cardoso: O último segredo da arte moderna” conta-nos o percurso apaixonante deste jovem, sedutor e afortunado prodígio, que chegou a Paris no dia em que completou 19 anos, com um destino de envergadura nas suas mãos. Numerosas entrevistas a especialistas, críticos e historiadores, como Hélène de Freitas, Catarina Alfaro, António Cardoso, Maria João de Melo, Catherine Grenier, Laurent Salomé, Laurette McCarthy, Marilyn Kushner, Stephanie D’Alessandro, enriquecem a narração com fotografias, correspondências e testemunhos raros.

Uma história que mergulha o espectador no coração de um dos períodos artísticos mais ricos a apaixonantes, para assim conferir todo o seu espaço à obra de Amadeo de Souza Cardoso na história do modernismo.