Lifestyle

Sugestões: Festejar o Dia do Pai à borla

Não há desculpas para não mimar o seu progenitor neste Dia do Pai, que se celebra esta sábado. Há inúmeras atividades nas quais pode participar sem pagar um cêntimo. Veja as sugestões da Move Notícias:

Levar o pai ao Museu de Arte Antiga
Até dia 5 de abril, para compensar o facto das obras de requalificação obrigarem ao encerramento do Piso 3, a entrada nas restantes áreas do Museu Nacional de Arte Antiga, em Lisboa, é gratuita. Apesar de as salas de Pintura e Escultura Portuguesas, Mobiliário Português, Ourivesaria e Joalharia, Cerâmica e Arte da Expansão estarem encerradas até ao dia da reabertura ao público – a 5 de abril – o Museu manterá abertos, no Piso 1, a Galeria de Pintura Europeia e as salas de Artes Decorativas Francesas, assim como todas as exposições temporárias patentes, sendo a entrada gratuita. Para não ir ao engano, saiba que a única exposição que continua a exigir a aquisição de bilhete é a mostra “Coleção Masaveu. Grandes Mestres da Pintura Espanhola: Greco, Zurbarán, Goya, Sorolla”.

Subir à torre dos Clérigos
Este sábado, 19, entre as 19h00 e as 23h00, a Irmandade volta a promover a campanha “Porque o meu pai merece a melhor vista do mundo”, que oferece visitas a todos os pais que pretendam conhecer a Torre dos Clérigos na companhia dos filhos.

Jazz nos Aliados
Este sábado, dia 19, às 19h00 no edifício AXA, nos Alidados, o concerto estará a cargo dos MAP, formados por Paulo Gomes (piano), Miguel Moreira (guitarra), Miguel Ângelo (contrabaixo) e Acácio Salero (bateria). O quarteto dedica-se à interpretação de música original, de influência jazzística, escrita pelos membros do grupo que se estreou em 2012.

Dar as boas-vindas à primavera
Este sábado, 19 de março, há diversas iniciativas que brindam a chegada da primavera em Almada. No Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental da Costa da Caparica, entre as 9h30 e as 18h00 decorre o colorido Mercado da Horta, com ações de plantação de árvores e arbustos, ateliês práticos para quem quer aprender mais sobre horticultura em pequenos espaços, a iniciativa Reciclar para Plantar, animações e muito mais para participar neste dia dedicado à Natureza. No Jardim Urbano da Costa da Caparica (junto ao CMIA), entre as 9h30 e as 12h30 acontece o Vamos plantar, uma ação de plantação de espécies adaptadas a este local para famílias e todos os que queiram deixar a sua marca verde para a posteridade neste parque. Os participantes recebem também um kit de plantas mediterrânicas para plantarem no seu jardim. Já entre as 14h30 e as 17h30 é tempo de aprender a fazer Uma Horta Na Cidade durante uma oficina de introdução à prática de horticultura biológica em pequenos espaços na cidade. Tudo à borla! Mais informações no site da Câmara Municipal de Almada.

Contos aos sábados na Biblioteca Municipal do Porto
Na Sala Coleções Especiais Eugénio de Andrade da Biblioteca Pública Municipal do Porto os sábados são tempo de histórias. Pelas 15h30 os pais e as crianças a partir dos 4 anos podem ir juntos ouvir contar histórias, de bandidos e ladrões, de gigantes e anões, de feiticeiros, de mistérios e de arrepiar! Após a leitura do conto segue-se sempre uma atividade de expressão plástica.

Arte em Bombarda
O segundo ciclo de 2016 das Inaugurações Simultâneas de Arte Contemporânea no Quarteirão de Miguel Bombarda está marcado para o próximo sábado, 19 de março, e inclui performances, visitas guiadas às galerias, oficinas, passeios de tuk-tuk e a apresentação de um novo mural. Para apreciar e participar no quarteirão de Miguel Bombarda entre as 16h00 e as 20h00.

St. Patrick’s Festival traz Irlanda a Lisboa
Saint Patrick é o padroeiro da Irlanda, que por estes dias viaja até Lisboa para um festival preenchido de atividades culturais e lúdicas. A programação inclui uma ação internacional que prevê a iluminação a verde de vários monumentos portugueses, mas também de outros pontos do globo. A embaixada do país está a organizar eventos de promoção da sua cultura como forma de estreitar a relação entre os países. Além disso, há rugby, concertos e jogos de futebol no grande ecrã que estará instalado no jardim da Torre de Belém. Consulte aqui a programação para hoje.

Depois de beber, cada hum dá o seu parecer
A exposição “Depois de beber, cada hum dá o seu parecer”, patente na Casa Museu Guerra Junqueiro, no Porto, mostra os recipientes utilizados para beber, com uma vasta coleção de artigos recolhidos a partir da rede museológica da Invicta para reunir os artigos aqui expostos.

110 anos de comboio em Vila Real de Santo António
Vila Real de Santo António prepara-se para celebrar o 110º aniversário da chegada do comboio ao município com um calendário de iniciativas para assinalar a efeméride. A exposição “Um olhar sobre os caminhos de ferro no Algarve”, está patente no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, até 31 de maio, e convida a uma viagem pelo passado e presente da ferrovia. No Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (antiga escola primária de Santa Rita), é possível visitar a Exposição “Cais de Embarque”, pelo Ovelha Negra Colectivo, de 19 de março a 30 de abril. A mostra exibe um conjunto de impressões em serigrafia e jato de tinta a partir de elementos iconográficos do imaginário dos caminhos de ferro portugueses. Mais informações no site da Câmara de Vila Real de Santo António.

Aprender a jogar xadrez em Gaia
Sabia que um tabuleiro clássico de xadrez é um quadrado dividido em 64 quadrados menores, no qual se movem 32 peças, 16 brancas e 16 pretas? Esta e muitas outras curiosidades podem ser descobertas numa actividade que envolve pais e filhos. Esta formação inicial em xadrez, que funciona em parceria com a Academia de Xadrez de Gaia, acontece todos os sábados entre as 10h00 e as 11h30 na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Gaia.